22/08/2023
Paraná Política

Coligação de Ratinho entra com ação contra Cida por abuso econômico

Candidato pediu a negação dos registros de candidatura ou a cassação dos diplomas de Cida e Malucelli

RATINHO

A coligação de Ratinho Júnior entrou com uma denúncia contra a campanha de Cida Borghetti no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) por abuso de poder econômico, baseado em uma série de vídeos que registram o pagamento em dinheiro para proprietários de carros que permitiram a instalação de material de propaganda personalizado com a identificação da campanha de Cida Borghetti ao Governo do Paraná.

A representação dessa segunda feira (1) se fundamenta nos artigos 30-A e 41-A da Lei nº 9.504/97. No pedido, a coligação de Ratinho Júnior pede a negação dos registros de candidatura ou a cassação dos diplomas dos candidatos Maria Aparecida Borghetti e Sérgio Luiz Malucelli, se já tiverem sido outorgados, com prazo de inelegibilidade fixado na forma da Súmula TSE n.º 19, cumulado com eventual aplicação de multa pecuniária.

COINCIDÊNCIA

De acordo com a coligação de Ratinho Júnior, a instalação dos adesivos e o pagamento, é realizada no pátio e no estacionamento em frente a empresa SRX Auto Peças, no bairro Tatuquara, em Curitiba. Em uma das conversas, é oferecido o valor de R$ 50 reais. O dinheiro é entregue com a promessa de que “se houver segundo turno”, tem uma nova ajuda.

O proprietário da empresa SRX é Nivaldo Ribas. Seu filho, Marcos Ribas, coincidentemente, é casado com uma prima de Cida Borghetti, Taisa Borghetti Pereira Ribas. No vídeo, que baseou a denúncia, é Marcos Ribas quem recebe um dos proprietários do carro que será adesivado e comenta sobre o pagamento. Após a instalação do adesivo, do tipo perfurade, no para-brisa traseiro do veículo, o dinheiro é entregue.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.