* Por Cristina Esteche com foto de Lizi Dalenogari
Candidatos a vice, caso os peemedebistas favoráveis à coligação com o PSDB sejam os vencedores na convenção que está acontecendo em Curitiba, nesta sexta (20), os deputados Caíto Quintana, Osmar Serraglio e o ex governador Orlando Pessuti apostam, cada um, na escolha do seu nome.
“Eu tenho uma história dentro do PMDB e represento o PMDB verdadeiro”, disse Caíto à Rede Sul de Notícias. “Tenho que sonhar que o escolhido serei eu, caso contrário não seria candidato”, afirma Osmar Serraglio, que é deputado federal e preside o partido no Paraná.
Uma terceira via surgiu durante o encontro político, que é o nome do ex governador Orlando Pessuti. Ele diz ser o nome consensual, porém, Serraglio desconhecia essa condição. “Eu estou sabendo agora por vocês, mas não vou retirar o meu nome”, diz.
Se a disputa acontece internamente, quando o assunto é a coligação com o PSDB de Beto Richa, os três tem o denominador comum. “É o melhor caminho para o PMDB. Vamos poder aumentar a bancada de deputados. Se não houver coligação vamos reduzir esse número porque não temos candidatos. Tem uns 15 ou 16. Junto com o PSDB vamos formar um chapão”, entende Caíto. “É o melhor caminho para o Paraná”, defende Serraglio. “É um amadurecimento da democracia e um entendo como um processo normal”, diz Pessuti.
Tão logo acabe aprimeira parte da convenção, se a coligação for confirmada, começa a escolha de quem será o candidato a vice. “Mas o Requião pode querer apresentar um nome”, prevê Caíto.