O ex-secretário municipal de Saúde, Celso Goes, acaba de vencer as eleições em Guarapuava. De acordo com a disputa acirrada com o médico Antenor Gomes de Lima (PT), o placar, porém, apontou 30.622 votos (33,01%) para o vencedor. Já Antenor obteve 27.866 votos (30,04%) e Vitor Hugo Burko, 22.879 votos (24,66%).
Entretanto, o atraso em mais de duas horas na apuração ‘patrocinou’ um clima de tensão entre eleitores e candidatos. De acordo com informações levantadas pelo Portal RSN, a maioria dos candidatos majoritários aguardou o resultado em casa. Celso Goes, por exemplo, se manteve ao lado das filhas e da companheira Katriane Mila.
Todavia, as eleições deste ano entram como um fato histórico na política do município. De acordo com o transcorrer da campanha, nunca um candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) ofereceu tamanha ameaça ao candidato situacionista.
Conforme a campanha eleitoral, a tendência inicial mostrava que o Dr. Antenor poderia ser o vitorioso e passaria a administrar um município com perfil conservador. Entretanto, o ‘peso-pesado’ do prefeito Cesar Silvestri, do ex-prefeito Fernando Ribas Carli e dos deputados Artagão Junior e Cristina Silvestri, mudaram o rumo da campanha.
POLARIZADA
Assim, já na primeira pesquisa oficial de intenções de votos a disputa já se apresentava polarizada. Assim, o empate técnico entre Dr. Antenor e Celso Goes se seguiu a cada nova pesquisa divulgada.
Todavia, embora inelegível, segundo a Justiça Eleitoral, em primeira e segunda instâncias, o democrata Vitor Hugo Burko, insistiu na campanha. E ‘abocanhou’ grande fatia do bolo eleitoral. Entretanto, os votos não são visíveis no site do TSE. Burko está ‘sob judice’.
Por fim, Janaína Naumann (Republicanos) obteve 10,60%, Jabur do Motocross (PMN) 0,83%, Luzia Noriler (Patriota) 0,46% e André Tecchio (DC) 0,40%.
No total, 99.338 pessoas foram às urnas neste domingo. Além disso, 69.888 (70,35%) votos foram validados e 2.967 (2,99%) brancos, 3.604 (3,63%) nulos. Por fim, 27.651 (21,77%) abstenções.
Leia outras notícias no Portal RSN.