Quem passa pela avenida Manoel Ribas, via que corta de Guarapuava, desde o Centro até o trevo principal, percebe a mudança. Além da iluminação em led, o recapeamento asfáltico concluído nesta segunda (22), mostra uma avenida 100% revitalizada. Agora será a vez de novas placas de trânsito, sinalização viária, ciclovia, pintura de meio fio e o plantio de flores típicas do outono. Entretanto, esta é apenas uma parte dos serviço de manutenção e de revitalização de ruas de Guarapuava.
Com 700 quilômetros de malha viária, o equivalente a uma distância maior do que entre Foz do Iguaçu e Curitiba, o município já está com mais de 92% das ruas pavimentadas. De acordo com o diretor da Companhia de Serviços Urbanos de Guarapuava (Surg), Halmuth Brandtner, falta pavimentar apenas 60 quilômetros de ruas para atingir a totalidade. “O problema é que esses 8% iludem a gente”. O problema é que ficaram apenas as obras mais caras, mais complicadas e que terão que ser resolvidas.
Conforme Halmuth, até 2006 não havia legislação exigindo que loteamentos fossem abertos com infraestrutura básica. “A gente sabe que a demanda por asfalto é muito grande. Traz mobilidade, conforto, inclusão, desenvolvimento”. Nesse sentido, a Surg está executando a requalificação de ruas nos bairros. “Estamos alargando, construindo meio-fios, calçadas. Como por exemplo a Leonardo Coblinski, a Arizona. Além disso continuamos com o recape no Centro”. Todavia, segundo Hamulth, além da pavimentação e do recape, obras de manutenção também são executadas rotineiramente. “São galerias pluviais, meio-fios, tapa-buracos, varrição de ruas”.
NOVOS PROJETOS
Entretanto, o prefeito Celso Góes possui projetos prioritários ainda para este ano. Um deles é a abertura da rua São Paulo e o prolongamento da Barão do Rio Branco fazendo um binário com a Guaíra. “Sabemos que no cruzamento com a linha do trem tem um problema grande de trânsito”. Além dessa, Halmuth anunciou a revitalização da avenida Rubem Siqueira Ribas, acesso ao Parque Jordão. De acordo com o prefeito Celso Góes, a ideia é fazer o recapeamento asfáltico, uma ciclovia adequada, sinalização, drenagem. Além de outras obras em outros bairros. No Xarquinho vamos voltar para alargar as ruas de cinco metros, como temos feito em outros locais”.
De acordo com Halmuth, duas ruas revitalizadas foram entregues nas colônias Jordãozinho e Vitória, nos distrito de Entre Rios. Além de outras quatro ruas no Jardim das Américas, sete no Conradinho e três no Xarquinho. “Desde que fizemos a transição do ex-prefeito Cesar Filho para Celso Góes não paramos de trabalhar”.
Leia outras notícias no Portal RSN.