22/08/2023



Geral Guarapuava

Com a ajuda da literatura, alunos trabalham a autoestima de colegas

imagem-132438

Bárbara Franco 

Guarapuava – “Segura teu filho no colo/Sorria e abraça os teus pais enquanto estão aqui/Que a vida é trem bala, parceiro/E a gente é só passageiro prestes a partir”. Foi inspirado nesta música, 'Trem Bala', composta e interpretada por Ana Vilela, que os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Aliança de Guarapuava deram uma lição: o amor supera qualquer problema. A apresentação aconteceu durante a Semana Literária 2017 na manhã desta quinta feira (27).

De uma forma totalmente fora do comum, os alunos interpretaram três situações que muitos jovens passam – ou estão passando – e que podem não se dar conta. Em forma de diário, com um cenário simples, um fundo escuro para contribuir com a ambientação e um narrador lendo os textos enquanto as cenas acontecem em forma dramática, os alunos interpretaram os problemas vividos por muitos jovens, como a depressão. Ao final, os personagens são “salvos” e entendem a importância que têm para outras pessoas e, consequentemente, para o mundo. Para concluir a apresentação, todos cantaram 'Trem Bala', que trata exatamente do valor da vida de cada pessoa e sua importância para a sociedade.

A estudante do terceiro ano, Maria Julia Ribas, explica que o trabalho partiu após a turma notar a necessidade de se falar do amor e de expressar esse amor entre os jovens.

“Nós vivemos sob pressão todos os dias, buscamos ser melhores em tudo, estudamos intensamente para o vestibular e foi analisando isso que nos demos conta de que muitos jovens principalmente os que estão ao nosso redor sofrem pressão. Alguns não aguentam, mas o amor, nas suas diferentes manifestações, pode salvar a todos. Foi então que decidimos fazer alguma coisa para mostrar a eles que o amor supera tudo sempre”.

Mas o trabalho dos estudantes não se limitou apenas em preparar uma apresentação sobre o tema. Maria Julia conta que paralelo à produção do trabalho para a Semana Literária, os estudantes promoveram ações no colégio ao longo da semana, como leituras diárias com diferentes temas: amor, união, solidão e, ainda distribuíram pelo prédio mensagens de ânimo, autoestima e abraços, sempre preparando os espectadores para apresentação final.

Para professora de literatura e organizadora da Semana Literária, Raquel Yamada, é reconfortante saber o quanto esses jovens estão preocupados com o próximo, pois a sua intenção é provar aos que sofrem, especialmente de depressão, que o mundo os aguarda, que estar sofrendo não é “frescura” e que não é feio nem humilhante pedir ajuda.

“Que a literatura seja uma boia de salvação. Ela pode ser vivida de diferentes maneiras basta saber como vivenciá-la”.                        

Os alunos dos primeiros e segundos anos também fizeram suas apresentações, aliadas ao conhecimento na área das Literaturas Brasileira e Portuguesa e aos possíveis temas de redações de vestibulares e do Enem.

De acordo com a professora Raquel, a proposta para esse ano foi que as turmas trabalhassem em um grupo único, fazendo uma adaptação criativa da obra literária a ser cobrada no bimestre. No caso dos primeiros anos, o livro 'Sonetos', de Camões. Para os segundos, 'Memórias Póstumas de Brás Cubas', de Machado de Assis, ambos exigidos no Processo Seletivo Seriado (PSS), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS: 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo