22/08/2023



Economia Paraná

Com alta de 6,7%, produção industrial do Paraná é a maior do país

A taxa de crescimento da produção industrial foi de 6,7% até setembro, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

news_interna_renault_0002

Estado manteve a trajetória de crescimento na produção industrial no acumulado do ano até setembro (Foto: AENPr)

A produção industrial do Paraná é a maior do Brasil neste ano. A taxa de crescimento foi de 6,7% até setembro, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta (8). Além disso, este é o melhor resultado desde 2011. No país, o índice ficou negativo em 1,4%.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o desempenho paranaense é quase cinco pontos percentuais maior em relação aos números alcançados pela indústria estadual entre janeiro e setembro de 2018. Neste período o setor cresceu 1,8%. Além disso, o parque industrial paranaense registrou variação positiva em outros indicadores.

Como por exemplo, alta de 7,4% no comparativo entre os meses de setembro de 2019 e do ano passado. Além do crescimento de 5,2% em doze meses e de 1,3% de agosto para setembro deste ano.

SOBRE PRODUÇÃO NACIONAL

No ano, o Paraná liderou a produção nacional nos segmentos automotivo e de alimentos. No setor de veículos automotores, reboques e carrocerias a alta foi de 26,2%; máquinas e equipamentos, de 16,1%; fabricação de produtos de metal, de 12,5%; e produtos alimentícios, como carnes e miudezas de aves congeladas, rações, açúcar cristal e carnes de bovinos congeladas, de 7,8%.

Para o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, o Paraná já conta com uma indústria moderna e diversificada, mas o Estado trabalha para ampliar o número de empresas e empregos. “Neste ano, já são quase R$ 18 bilhões em novos empreendimento produtivos, que deverão gerar 14 mil empregos”, ressaltou.

Júlio Suzuki Júnior, pesquisador do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), também avalia que o bom momento do setor industrial do Estado, em contraponto ao quadro nacional, é um espelho da confiança do setor empresarial nas políticas de desenvolvimento do Estado. “Estamos mantendo a dinâmica de crescimento desde o início do ano, com um incremento que não é concentrado apenas em um setor industrial”, acrescentou.

VARIAÇÃO TRIMESTRAL

Por fim, o IBGE também divulgou o crescimento da variação trimestral em relação a 2018. O Paraná tem trajetória ascendente e cresceu 7,9% no 1º trimestre em comparação com os três primeiros meses do ano passado, 7,5% no 2º trimestre e 4,9% no trimestre encerrado em setembro.

O comportamento nacional é inverso, com recuos de 1,2%, 0,8% e 2,1%, respectivamente.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo