Guarapuava confirmou o primeiro caso de sarampo, na quinta (30) e outros seis casos estão em investigação. Por isso, o secretário municipal de Saúde, Celso Goes chama a atenção para a importância da vacina também contra essa doença.
De acordo com o secretário, o sarampo é uma doença infectocontagiosa mais virulenta que o próprio coronavírus. Pode levar à morte ou deixar sequelas graves como as visuais, neurológicas ou na fala. Segundo Celso Goes, as pessoas mais vulneráveis são aquelas com comorbidades ou com o quadro imunológico debilitado. “Essa doença atinge o sistema nervoso central. Precisamos evitar que essa doença ganhe força, ainda mais nesse momento”.
Conforme o secretário, o sarampo, a caxumba e a catapora, atingem o paciente apenas uma vez, isso porque a imunidade para esses vírus é permanente. Porém, os danos causados à saúde podem ser graves. Por isso, a necessidade da prevenção através da vacina.
Além de crianças, a campanha de vacinação permanece para os grupos de 20 a 49 anos. “Pessoas desde os 6 meses até 49 anos de idade, devem aderir à campanha. Nós estamos fazendo a leitura de carteirinha e vendo quem já tem dose e quem terá receber”
Conforme a chefe de Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade, a Secretaria de Saúde está solicitando que a população procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima. “Esperamos que essa campanha, iniciada no ano passado, tenha um resultado positivo”.
As vacinas estão disponíveis do Cisgap, das 07h às 12h e das 13h às 17h. É necessário estar com a carteirinha de vacinação, um documento com foto e o cartão SUS (Sistema Único de Saúde).
FALA SAÚDE
A Secretaria de Saúde também disponibiliza as informações no aplicativo Fala Saúde onde tem o histórico de vacinas do usuário e envia avisos e lembretes sobre vacinação e outras questões de saúde. Para utilizar, basta estar com o cadastro atualizado na UBS.
Leia outras notícias no Portal RSN.