22/08/2023
Guarapuava Saúde

Com CIS “redondinho”, Celso Góes passa gestão para prefeita de Goioxim

CIS 5ª Regional passa a ser gerido pela prefeita Mari Terezinha da Silva, a partir de 1º de janeiro de 2024

Prefeita Mari e prefeito Celso Góes (Foto: Secom/Prefeitura Guarapuava)

A prefeita de Goioxim, Mari Terezinha da Silva (MDB) assumiu a presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) da 5ª Regional. A eleição ocorreu na manhã desta quinta (23), por aclamação. Ela tem como vice o prefeito de Turvo, Jerônimo Gadens do Rosário (PSD). Maria substituiu o prefeito de Guarapuava, Celso Góes (CD). Ela assume em 1º de janeiro de 2024. Composto por 20 municípios, totalizando 468.822 mil habitantes, o Consórcio resulta da unificação de outros já existentes, como o CIS Centro-Oeste e o Consórcio Intermunicipal de Saúde de Guarapuava (Cisgap).

De acordo com Celso Góes, ambos encontram-se em fase de extinção dos CNPJs. Conforme a diretora-executiva do CIS da 5ª Regional, Maria José Mandu Ribas, o Cisgap já deixou de atender desde janeiro deste ano. Isso ocorreu quando houve as regionalizações do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), do Samu. “Estamos com 10 bases já implantadas e vamos inaugurar a 11ª na próxima semana em Cantagalo. Com essa encerramos a etapa”.

(Foto: Secom;/Prefeitura Guarapuava)

Afirmando que entrega a gestão do Consórcio “redondinha”, Celso Góes também incorporou o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). “Vão ser ofertadas todas as especialidades do CEO municipal, mais implantodontia”. Além disso, à nova gestão fica a responsabilidade também do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (CAPS III).

Trata-se da unidade de referência para atendimento de transtornos psíquicos decorrentes de álcool e outras drogas. O funcionamento continua no antigo Hospital Belém. Esse local também vai sediar o CEO.

E TEM MAIS

Outra responsabilidade são os plantões médicos das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAS) e outros programas específicos. De acordo com a nova presidente, trata-se, portanto, de um conjunto de serviços ambulatoriais especializados de média e alta complexidade. Assim como os serviços de urgência e emergência pré-hospitalar. E também ambulatórios especializados em Odontologia e Saúde Mental. Assim como o apoio técnico e administrativo aos entes consorciados.”Trata-se de uma gestão com os prefeitos dos outros municípios. Vamos trabalhar juntos para oferecer o melhor à população”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.