Campina do Simão lidera o topo do programa’ Previne Brasil’ entre os 20 municípios da 5ª Regional de Saúde. Instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, o novo modelo de financiamento, prevê um equilíbrio de valores financeiros ‘per capita’.
Estes se referem à população cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF). E também de Atenção Primária (eAP) levando em consideração o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos.
Assim sendo, envolve a ampliação do horário de atendimento, equipes de saúde bucal, informatização. Também equipes de atendimentos, entre outros tantos programas. Conforme o prefeito André Junior de Paula (PSD), as equipes trabalham com o Programa do Ministério da Saúde (E-SUS). “Deste modo, atingindo todas as metas estabelecidas pelo programa”.
Com cerca de 3.930 habitantes, Campina do Simão possui 100% de cobertura da Estratégia Saúde da Família. Como a maioria dos moradores (70%) vive na área rural, a assistência médica e odontológica obedece cronogramas. Para isso, conforme a secretária Municipal de Saúde Marilda Pilissari, cada localidade possui um ponto de apoio e/ou um consultório odontológico.
Já para atendimento na sede do município, a estrutura conta com uma Unidade Básica de Saúde (UBS). O atendimento é 24 horas, incluindo finas de semana e feriados. “Temos médicos de sobreaviso e equipe de enfermagem 24 horas. Eles dão suporte à população de acordo com as necessidades de cada um deles”. Conforme Marilda, após avaliações e diagnósticos dos profissionais de saúde, os pacientes recebem alta na UBS ou são encaminhados aos hospitais de referência na Região.
MAIS INVESTIMENTO
Além disso, há uma policlínica, uma farmácia básica, uma sala de fisioterapia e uma academia de saúde. De acordo com o prefeito, ele conseguiu junto à Secretaria de Estado da Saúde, a construção de um novo Centro de Fisioterapia e de uma nova farmácia. Assim, “é um investimento de R$ 840 mil”.
Leia outras notícias no Portal RSN.