22/08/2023



Economia

Com corte em abastecimento, companhias de gás fazem racionamento em Guarapuava

imagem-61027

Distribuidoras de gás de cozinha (GLP) em Guarapuava começaram com racionamento do produto devido uma queda do abastecimento pela Petrobrás em todo o Paraná. De acordo com Osmar Ferreira, proprietário de uma distribuidora da cidade, o racionamento começou com o corte de fornecimento de gás para municípios vizinhos como Candói e Pinhão. “Nós já paramos de mandar gás para estes municípios porque precisamos guardar para Guarapuava. Nós também aumentamos o nosso estoque para 5.000 botijões por conta da queda de abastecimento”.

Ainda de acordo com Ferreira, as empresas locais costumavam pegar carregamentos de gás em Araucária, mas que com a queda na distribuição tiveram de fazer a recarga em São Paulo na última semana. “Algumas firmas já estão sem gás pela região. Os pedidos não estão vindo no mesmo número em que são feitos”.

Para fazer frente a essa retração, o empresário Vilson Dubena, de Guarapuava dobrou a capacidade da distribuidora, ampliando dos atuais dois mil para cinco mil butijões de gás, para abastecimento em Guarapuava, Pudentópolis, Palmital e Pitanga. "Ainda não estamos sentido esse efeito, mas é melhor se prevenir", diz.

Nas observações do presidente do Sindicato Revendedores das Distribuidoras de Gás Estado do Paraná (Sinregas), José Luiz Rocha, a queda no abastecimento não passa de um problema operacional e de logística. Para ele, fatores como a extensão do período frio na região aumentou o consumo de gás, e a companhia não conseguiu lidar com isso. “O Paraná não é o único estado que está sofrendo com este problema. A extensão do inverno e a pausa para manutenção na Refinaria de São José dos Campos agravaram essa situação”.

Mesmo com o problema afetando diversos estados do país, a Petrobrás ainda não se pronunciou sobre o caso.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo