22/08/2023



Segurança

Com excesso Defensoria pede relaxamento coletivo de prisão

Defensores públicos de catorze cidades do Paraná protocolaram nesta terça e quarta feira (18 e 19) um pedido de relaxamento coletivo de prisão ilegal, referente à superlotação em várias carceragens das Delegacias de Polícia no Estado. A delegacia de Guarapuava também sofre com o excesso de presos e está na lista das cidades onde houve o pedido para o relaxamento de prisão.Construída para comportar 166 presos, hoje a delegacia conta com cerca de 265 presos, 100 a mais do  que sua lotação máxima.

Além de Guarapuava, os pedidos serão feitos também nas comarcas de  Almirante Tamandaré, Colombo, Pinhais, Piraquara, Araucária, São José dos Pinhais, Paranaguá, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Castro, Foz do Iguaçu e Cianorte.

Após inspeções nas delegacias, as condições verificadas eram de ambientes insalubres e sem qualquer condição básica de higiene, iluminação e aeração, regimes de revezamento para o repouso em face da superlotação, ausência de controle sobre a potabilidade da água, restrições ilegais ao direito de visita e ausência de assistência à saúde, entre outros problemas.

Segundo os defensores, essas condições impedem  a manutenção da custódia e as prisões devem ser relaxadas imediatamente pela autoridade judiciária, conforme a Constituição Federal.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo