22/08/2023
Paraná Política

Com ‘grito da oposição’, maioria aprova homenagem a Bolsonaro

Bolsonaro vai receber o título de 'Cidadão Honorário do Paraná' por decisão da Assembleia Legislativa por obter 62,4% dos votos em 2022

bolsonaro

Bolsonaro vai receber homenagem no Paraná (Foto: Marcos Corrêa/PR)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai receber o título de ‘Cidadão Honorário do Paraná’. A honraria é uma proposição da bancada do PL na Assembleia Legislativa. Marcel Micheletto (PSD) também assina a proposição. De acordo com a justificativa, a maioria dos eleitores do Estado votaram no ex-presidente nas eleições de 2022 (62,4%).

Já a oposição representada por Arilson Chiorato e Requião Filho, ambos do PT, deram pareceres contrários. Uma das observações de Requião Filho é que existem 25 investigações em trâmite contra o Bolsonaro autorizadas pelo STF. Outras seis ações tramitam no Tribunal Superior Eleitoral (TSE); mais seis acusações no Tribunal Penal Internacional. Além disso, segundo o deputado, Bolsonaro foi acusado formalmente no relatório à ‘CPI da Pandemia’ de ter cometido nove crimes.

Para Chiorato, é inaceitável homenagear “uma pessoa que defende torturador, profere frases agressivas contra mulheres, contra negros, contra gays, contra a educação, contra a ciência”. “Um genocida, que negou a vacina durante a pandemia do coronavírus. Uma pessoa que cultuou a morte, que pregou o ódio, que promove o preconceito. Eu duvido que esses que querem promover essa homenagem leiam aqui os nomes das vítimas da covid no nosso estado, que morreram porque não tinham vacina”.

Romanelli também se juntou aos petistas nos votos contrários à homenagem. Já o líder do governo na Casa, deputado Hussein Bakri (PSD), justificou o voto favorável. Ele disse que nunca foi contra homenagens dessa natureza.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.