22/08/2023



Geral Guarapuava

Com novos instrumentos, fanfarra de Prudentópolis tem ânimo renovado

imagem-117482

Da Redação, com assessoria

Prudentópolis – A Fanfarra do Colégio Barão de Capanema, de Prudentópolis, está com os ânimo renovado após adquirir 35 novos instrumentos para o grupo. Os novos equipamentos foram patrocinados pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) por intermédio da deputada estadual Cristina Silvestri (PPS), que sabia da necessidade e da história da fanfarra. Ao todo, o grupo recebeu da companhia R$ 50 mil em novos instrumentos.

De acordo com Ricardo Lopes Anzolin, presidente da fanfarra, o benefício conseguido através da deputada no primeiro semestre deste ano foi o que ajudou o grupo a continuar tocando. Segundo ele, a fanfarra vinha passando por dificuldades há um tempo, principalmente quanto a qualidade dos instrumentos.

“Nossos materiais estavam velhos, enferrujados. Foi uma surpresa quando a Cristina confirmou que a Copel iria nos patrocinar. Isso nos deu força para continuar tocando e fazendo nossas apresentações”.

Apesar de levar o nome do Colégio Estadual Barão de Capanema, a fanfarra, na verdade, é uma iniciativa independente que acolhe jovens e adolescentes de todas as redes de ensino de Prudentópolis, se estendendo da cidade até as áreas rurais. Hoje o grupo conta com 35 membros, mas com a chegada dos novos aparelhos, Ricardo espera que o grupo aumente.

“Os novos instrumentos são um atrativo para quem tem interesse em começar a tocar, mas que por algum motivo ainda não tinha vindo até a fanfarra. Agora estamos preparados para receber novos integrantes”.

Criada em 1953 em Prudentópolis, a fanfarra passou por várias transformações ao decorrer dos anos. Em 2008 se tornou pessoa jurídica, quando oficializou os trabalhos enquanto grupo musical. Para Cristina Silvestri, é uma conquista ver que uma intermediação sua deu bons resultados.

“Quando eu soube da situação da fanfarra, era minha obrigação ajudar. Eu não podia deixar um trabalho tão bonito ir se acabando aos poucos por conta da falta de instrumentos. Com o apoio da Copel, essa conquista foi possível e os jovens da cidade podem continuar com o ótimo trabalho”. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo