22/08/2023

Com o ônibus pode, né, prefeito?

Marcio Fernandes *
Mal estaciono o carro em uma das laterais da praça da Ucrânia e, zupt, uma bola de vôlei passa rapidamente por cima do veículo. Com um pouquinho mais de força, ela teria atingido um senhor que estava sentado em frente à sua casa, do outro lado da rua. Ainda dentro do veículo, olho em direção ao centro da praça e vejo um cenário de vôlei de areia. Uma ridícula rede de proteção colocada em baixa altura não havia sido suficiente para frear a bola. Resolvo estacionar logo adiante, já que não quero meu filho tendo o risco de ser atingido. É domingo, 28 de novembro de 2011, por volta das 17h30 e, naquele lugar, está acontecendo a 5. etapa do Circuito Municipal de Vôlei de Duplas, segundo o site da Prefeitura de Guarapuava.
Agora, leitor, você consegue descobrir quem estava promovendo um torneio desses e que não é capaz nem de isolar os espaços dos jogos, a exemplo do que costuma ocorrer no Ginásio Joaquim Prestes? Exatamente, a Prefeitura da cidade é quem estava à frente da empreitada. Ao lado das quadras improvisadas, uma enorme tenda vinha sendo desmontada quando cheguei. Hastes e ferros de vários tamanhos e a lona se acumularam no gramado por alguns minutos até que o transporte apareceu. Era um ônibus velho do Município (bastante fumacento, aliás), com bancos mas sem o vidro traseiro. Pois o motorista simplesmente subiu no calçamento, avançou pelo gramado e estacionou perto dos equipamentos.
Diante da cena, fiquei a pensar: será que um cidadão que tenha ido até a praça da Ucrânia com cadeiras e mais alguns objetos pode tranquilamente colocar seu veículo no gramado para recolher os mesmos, em uma tarde qualquer? Ou ele correria o risco de ser advertido por tal atitude, caso algum funcionário municipal ali estivesse?
Pois esta situação toda descrita acima pode parecer algo menor para um ou mais leitores. Dos cerca de dois mil acessos que cada Circulando tem aqui na Rede Sul de Notícias (RSN), há quem escreva com regularidade elogiando os aspectos abordados, assim como aparecem os que acreditam que fico de marcação com a Prefeitura. Isso sim é uma bobagem: não preciso ficar à cata o tempo todo das burrices e imoralidades que o Executivo Municipal comete, pois elas são comuns e espalhadas por vários pontos. Frequento regularmente a praça da Ucrânia e neste domingo me deparei com isso. Se alguém achar que exagerei no tom, sugiro que faça o seguinte: verifique onde será o próximo torneio municipal de vôlei de duplas e fique postado nas cercanias das quadras. Não demora muito e você acabará tomando uma bolada.
Pensando bem, melhor seria você recomendar ao secretário municipal de Esportes e ao prefeito de Guarapuava que tomassem o seu lugar. Assim, os dois poderiam comprovar o quão espertos são no instante de montar uma estrutura de vôlei com rede de proteção baixa. Essa, enfim, é a ´Guarapuava pronta para o futuro´ que estes dois estão ajudando a publicizar.

* Morador de Guarapuava. E-mail: marciorf@globo.com

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.