Guarapuava vive um ‘boom’ na cena econômica envolvendo a gastronomia. Um exemplo disso pode ser comprovado no festival gastronômico que começou na noite dessa quinta (22) e segue até o domingo (25). No Centro de Eventos ‘Cidade dos Lagos’, 32 dos 88 restaurantes e lanchonetes associados, apresentam sabores para todos os paladares.
São 11 cervejarias de Guarapuava que também expõem o potencial cervejeiro da cidade, com 40 cervejas diferentes. O Portal RSN/Rede+ é parceiro do festival. Esse cenário, no entanto, é um recorte do mercado global do setor no município. Isso porque, fazem parte do ‘Guarapuava Gastronômica’ apenas as unidades ligadas à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A entidade é a promotora do festival.
De acordo com o prefeito Celso Góes, a alimentação constitui uma das atividades humanas mais importantes. “Ela está ligada ao prazer de sentar à mesa e degustar sabores diferentes. Além de gerar empregos, movimentar a economia”. O prefeito lembra que durante a pandemia da covid-19, os restaurantes enfrentaram momentos difíceis.
Agora está havendo uma retomada desse nicho. Por conta disso, Guarapuava vive um momento de otimismo no setor.
Para se ter um parâmetro, a expectativa nesses quatro dias da edição de verão é gerar R$ 1 milhão de negócios. Conforme a coordenadora regional da Abrasel, Leila Pires, também estão sendo gerados cerca de 500 empregos diretos e indiretos. O diretor-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci confirma a observação o atual cenário.
O setor de bares e restaurantes vive um momento de recuperação, impulsionado principalmente pela redução da inflação e as recorrentes quedas das taxas de juros. Fatores esses que vêm proporcionando um maior poder de compra para a população.
Além disso, a dificuldade de deslocamento entre casa e trabalho contribui para esse impulso. Dados da Abrasel mostram que atualmente, quase 30% dos brasileiros comem fora de casa todos os dias.
CONFIANÇA
Outro dado que deve ser levado em consideração é a confiança do empresário na economia. De acordo com o Índice de Confiança de Serviços (ICS) do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, a confiança dos empresários de serviços teve um aumento significativo em janeiro de 2024.
O índice subiu 1,9 ponto, atingindo 95,7 pontos. Trata-se do maior nível desde outubro de 2022. Isso indica uma melhora nas perspectivas para o setor de serviços como um todo, incluindo bares e restaurantes.
SERVIÇO
Guarapuava Gastronômica
Local: Centro de Eventos Cidade dos Lagos
Horário: Nesta sexta (23), das 18h às 23h
Leia outras notícias no Portal RSN.