Nesta semana, Guarapuava pode sofrer com vendavais e tempestades até sexta (14). O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê que o vento pode atingir até 80 km/h no município, o que indica pontuação nove na Escala de Beaufort. O índice baixou, já que ontem (10) a previsão para esta semana era de rajadas de vento de 90 km/h.
Mesmo assim, pode haver queda de árvores, danos consideráveis em habitações mal construídas, destelhamento de muitas edificações e dificuldade de andar contra o vento. Conforme o Climatempo, isso ocorre devido a formação de um grande e intenso ciclone extratropical sobre o oceano Atlântico.
Esse ciclone se forma em uma área muito próxima da costa da Região Sul do país e deverá provocar ventania em uma extensa faixa entre o Leste do Rio Grande do Sul e o estado do Rio de Janeiro. Assim, haverá rajadas de vento intensas também em Guarapuava e em todo o Paraná. Nas últimas horas, choveu cerca de 140 milímetros em Pinhão.
ALERTA DO INMET
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a formação de um ciclone extratropical está associada a uma frente fria que deve avançar para além do Sul, em áreas do Sudeste e Centro-Oeste. As consequências do ciclone devem ser sentidas a partir da manhã desta quarta (12), se estendendo até a manhã de sexta (14).
Os principais atingidos pelo ciclone serão os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas a condição meteorológica também chega ao Paraná. Dessa forma, atinge municípios como São Mateus do Sul, União da Vitória, Bituruna, General Carneiro e a Região de Pato Branco. Em Guarapuava, há previsão de rajadas de ventos intensas e queda das temperaturas, de pelo menos 10ºC na quinta (13).
Por isso, a Defesa Civil listou ao Portal RSN algumas recomendações de como agir durante vendavais. De acordo com a coordenadoria, “apesar de não haver uma demanda imediata na Região”, a Defesa Civil Municipal está “em constante monitoramento dos pontos suscetíveis a alagamentos e deslizamentos”.
Confira algumas recomendações da Defesa Civil em casos de vendavais:
- Procure um abrigo o mais rápido possível, e não saia até que o vendaval pare;
- Se notar o risco de desabamento do telhado, saia do local e comunique o risco para a Defesa Civil;
- Revise a resistência de sua casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado e a amarração das telhas no madeiramento, se tiver;
- Guarda-chuvas podem atrapalhar o deslocamento, evite utilizar estes materiais ao se locomover em ventos fortes;
- Não se abrigue embaixo de árvores ou coberturas metálicas frágeis, elas podem cair e causar ferimentos;
- Se precisar se deslocar, diminua ao máximo o atrito com o vento;
- No carro, se possível, estacione o veículo em local seguro e espere o vento forte passar;
- Se necessário, e possível, entre em uma edificação;
- Não estacione o carro próximo a torres de transmissão e placas de propagandas;
- Se não for possível estacionar, diminua a velocidade e procure um local seguro para estacionar assim que possível, pois o vento pode desestabilizar a direção do veículo.
Em caso de necessidade, é possível entrar em contato com a Defesa Civil por meio do WhatsApp (42) 9 9970-9482. Além disso, em situações de emergência, basta acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Leia outras notícias no Portal RSN.