22/08/2023
Política

Combate à violência contra a mulher é uma das metas de Eva Schran

imagem-46596

Promover políticas públicas para as mulheres,  com especial atenção para ações que reduzam o mapa da violência  em Guarapuava. Este é um dos principais objetivos da anunciada Secretaria Municipal da Mulher em Guarapuava.

"A criação da Secretaria da Mulher demonstra a sensibilidade do prefeito Cesar Silvestri Filho que está atento aos anseios da população e ao mesmo tempo uma conquista das entidades que compreendem a importância do combate a violência contra a mulher e busca mecanismos de geração de renda e emancipação feminina", afirma Eva Schran, escolhida para comandar a secretaria.

Eva é vereadora atualmente e tem uma caminhada com movimentos de mulheres. Foi a fundadora da Comissão da Mulher Contabilista, é integrante do Clube Soroptimista e do Conselho Municipal da Mulher e é co-fundadora do Movimento de Mulheres da Primavera. 

Políticas que combatam a violência contra a mulher  estão nas metas da nova secretaria. Segundo o Mapa da violência 2012, Guarapuava ocupa o 96º lugar entre as cidades com maior índice de homicídios de mulheres do Brasil. Só ente ano, segundo dados da Polícia Civil, foram registrados mais de 1200 Boletins de ocorrência relacionados à violência contra a mulher na cidade.

Hoje a cidade não conta com uma delegada efetiva da Delegacia da Mulher, nem com Casa Abrigo. Por isso, entidades e movimentos sociais organizaram a campanha "16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher", o que fez com que toda cidade refletisse sobre a violência de gênero. A campanha conseguiu inserção dos principais veículos de comunicação da cidade e do estado. Uma das principais bandeiras da campanha é a instauração da Secretaria Muncipal da Mulher

Com a colaboração da acadêmica de jornalismo Priscila Schran.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo