22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Começa a funcionar a 1ª Residência Terapêutica de Guarapuava

Conforme a Secom, a residência de apoio vai atender 10 pacientes com transtornos mentais/psiquiátricos e usuários de álcool e drogas

visita-CAPS-2-scaled

A residência de apoio vai atender 10 pacientes com transtornos mentais/psiquiátricos e usuários de álcool e drogas (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Guarapuava já conta com a 1ª Residência Terapêutica voltada para a saúde mental. De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, o espaço inaugurado nessa quarta (4), é uma alternativa de moradia para pessoas com transtornos mentais/psiquiátricos.

Essas pessoas dependem de ajuda para atividades de vida diária. Além disso, estão incluídos, usuários de álcool e outras drogas, que tiveram alta de internações psiquiátricas, mas não possuem suporte financeiro, social ou vínculos familiares que permitam a reinserção social.

Conforme o prefeito Celso Góes, a residência traz mais dignidade aos pacientes com transtornos mentais, que estão internados e afastados da sociedade. “A residência servirá como apoio a essas pessoas que não têm suporte familiar e social suficiente para garantir um espaço adequado de moradia”.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

De acordo com o secretário de Saúde, Jonilson Pires, a Residência Terapêutica é um componente da rede municipal muito importante. “É um elo dentro da rede vulnerável. É muita alegria poder concretizar este projeto. Deixamos a rede de atenção psicossocial completa e vamos dar mais dignidade aos nossos pacientes”.

ESTRUTURA

A unidade vai atender 10 pacientes. Segundo a coordenadora da Atenção Especializada, Claudia Cunico Locatelli, a casa está dividida em duas alas: masculina e feminina. Além disso, conta com quartos, dois banheiros, copa, cozinha, lavanderia e um amplo espaço externo.

“A ideia é que seja uma casa normal, sem nenhuma característica de instituição, onde eles terão os quartos. E nós, profissionais, iremos ajudá-los na ressocialização”.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Por fim, os moradores receberão cuidados de uma equipe especializada e capacitada para atendimento, com apoio da equipe dos CAPS de Guarapuava.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo