Cristina Esteche
Táxis que circulam em Guarapuava já estão dentro das normas de padronização da frota, embora o Projeto de Lei que altera o anexo 1 da Lei Municipal 23/73, que trata da matéria, ainda esteja em trâmite na Câmara Municipal de Vereadores. O anexo prevê alteração no layout da padronização.
Os demais veículos que ainda não estão dentro da norma tem 60 dias de prazo, a partir da sanção da nova lei (17/2015), pelo prefeito Cesar Silvestri Filho (PPS).
A secretária municipal de Administração Christiane Karpinstein disse que a cidade conta com 117 permissionários para essa modalidade de prestação de serviços, até então, sem padronização.
Atualmente o passageiro identifica um táxi pela inscrição na porta e a placa sobre o teto dos veículos credenciados.
Pela nova legislação, os veículos serão todos brancos com faixas em azul e verde nas portas. “As cores remetem à bandeira do município”, disse a secretária.
A nova lei prevê também a redistribuiçãoo de táxis nos pontos existentes. De acordo com Ivanês há pontos que foram desativados, como o que existia perto do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Guarapuava (Cisgap). “Os motoristas desse ponto ficaram sem uma referência”.