Começa nesta segunda (23) e segue até 22 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2020. A campanha traz mudanças em função da pandemia do coronavírus. Assim, além da antecipação do período – que normalmente tem início em abril-, a vacinação foi ampliada.
Em Guarapuava, a Secretaria de Saúde preparou um dia para intensificar a imunização de parte do grupo de risco. Como a gripe apresenta sintomas similares ao Covid-19, a estratégia do Ministério da Saúde é imunizar, neste momento, idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde.
Assim de acordo com a chefe do Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade, este ano, a campanha será por etapas. “Esta primeira fase será apenas para o público que está mais exposto ao vírus e aos seus riscos. Se imunizarmos este grupo contra a gripe, facilitaremos a identificação de uma possível ocorrência do Covid-19”.
NESTA SEGUNDA 23/03
Considerando os cuidados necessários com a pandemia do coronavírus, entre 8h e às 17h desta segunda (23), a vacinação em Gurapuava será ofertada no estacionamento do Parque do Lago e do Cisgap para idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde. Idosos poderão ser imunizados sem precisar sair dos veículos.
Conforme o secretário de Saúde Celso Goes, estamos nos adaptando e buscando a melhor forma de protegermos os guarapuavanos.
Atenderemos os idosos e profissionais da saúde em seus veículos, sem nenhum contato social. É importantíssimo que os idosos sejam imunizados, garantam a proteção e voltem para suas casas, seguindo com as recomendações e medidas de isolamento que adotamos na cidade.
O momento abre espaço para o exercício da solidariedade em tempos de isolamento. Filhos, amigos e pessoas próximas, seguindo todas as medidas preventivas e de higiene, podem ajudar levando os idosos até os pontos de vacinação. Mas, a recomendação é que haja apenas um acompanhante.
Nas UBS do município, exceto na unidade Primavera, também haverá oferta da vacina para esse público a partir desta segunda (23) com distribuição de senhas, respeitando o limite de aglomeração de 50 pessoas em ambiente fechado, conforme decreto.
“Pedimos o bom senso e a colaboração dos guarapuavanos, mais um vez, para que realmente utilizem os espaços abertos de imunização. São alternativas fundamentais para mantermos esse grupo seguro contra a Covid-19 e contra a gripe”.
A PARTIR DE TERÇA (24)
Entretanto, a partir de terça (24), as vacinas seguem disponíveis nas UBS, das 8h às 17h, e no Cisgap, das 7h às 11h15 e das 13h às 16h45. Além da carteirinha de vacinação, é necessário levar um documento com foto e o cartão SUS (Sistema Único de Saúde).
ETAPAS E PÚBLICOS
Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será em três etapas, com grupos distintos. Os idosos e profissionais de saúde serão contemplados na primeira fase, de 23 de março a 16 de maio. Para os idosos acima de 70 anos, acamados ou não, e asilados, a orientação da secretaria estadual às secretarias municipais é para que sejam criadas estratégias de vacinação no domicílio.
Já a segunda etapa, a partir de 16 de abril, abrangerá professores, profissionais das forças de segurança, portadores de doenças crônicas e outras condições especiais. E por fim, a terceira e última fase terá início em 9 de maio, com a vacinação de crianças de seis meses a menores de cinco anos e 11 meses e 29 dias.
Além de gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socieoeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.
O Paraná tem 1,8 mil salas de vacinas, distribuídas nos 399 municípios. Assim, a meta é imunizar 90% de cada um dos grupos prioritários contra influenza. Conforme a Sesa, o Paraná recebeu até o momento 522 mil doses da vacina e todos os municípios já estão abastecidos.
SARAMPO
Por fim, a Secretaria de Estado da Saúde informa que a campanha de vacinação contra o sarampo foi prorrogada. Assim, a imunização contra a doença seguirá para a faixa etária de 20 a 49.
Leia outras notícias no Portal RSN.