22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Saúde

Começa hoje vacinação em pessoas com 59 anos em Guarapuava

Serão aplicadas nesse público as vacinas AstraZeneca e Pfizer. Mas nesta sexta (4), a vacina da Pfizer estará disponível somente após 12h

VACINA COVID

Serão aplicadas nesse público as vacinas AstraZeneca e Pfizer. Mas nesta sexta (4), a vacina da Pfizer estará disponível somente após 12h (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Começa nesta sexta (4) em Guarapuava, a vacinação da covid-19 para a população em geral, começando com as pessoas de 59 anos que completam 60 anos até dezembro de 2021.

Para este público as vacinas são AstraZeneca e Pfizer. Mas de acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica e coordenadora da vacinação, Chayane Andrade, nesta sexta, a vacina da Pfizer estará disponível somente após 12h.

Começamos a vacinação da população em geral primeiro para aqueles que possuem 59 e vão completar 60 anos ainda em 2021. Depois abriremos para pessoas com 59, depois 58 e assim por diante. Esse chamamento e ampliação das idades será feito de acordo com os planos de vacinação, nacional e estadual, e claro, conforme a chegada de doses ao município.

OUTROS GRUPOS

Simultaneamente a vacinação da população em geral, continua para os grupos prioritários. Há de se ressaltar, que quando um novo grupo é aberto, a vacinação desse grupo permanece ativa sempre.

Por isso, conforme a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, a vacinação continua para os grupos prioritários já chamados. Como é o caso das pessoas acima de 60 anos, que fazem parte do grupo de idosos, e ainda não tomaram a vacina.

A chamada atual é para pessoas com comorbidades, pessoas cadastradas no BPC, pessoas com deficiência permanente e pessoas com síndrome de down. Todas desde que tenham 18 anos. Além disso, a vacinação dos profissionais de saúde também segue para os profissionais que se cadastraram.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a expectativa é zerar a fila de espera desses profissionais nos próximos dias. Para as grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto), a vacina aplicada é a da Pfizer. Exclusivamente nesta sexta (4), por conta da logística e preparação da vacina, a aplicação para grávidas e puérperas ocorrerá a partir das 12h.

Para os profissionais da educação básica a vacinação já começou. Mas neste momento está suspensa por conta da falta de vacinas destinadas a este grupo. Até o momento, 1.223 profissionais já receberam a primeira dose.

Outro grupo que começa a receber a vacina nesta sexta são os profissionais relacionados à Assistência Social (CRAS/CREAS/CASAS/Unidades de Acolhimento) que tenham acima de 40 anos. Assim, a aplicação da segunda dose também segue para quem tomou a primeira dose da vacina da AstraZeneca há 3 meses.

No entanto, para aqueles que tomaram a Coronavac, e já completaram o período de 28 dias da primeira dose, precisam aguardar pois a vacinação está suspensa pela falta de doses, e o município aguarda a chegada de uma nova remessa.

VACINADOS

Até esta quinta (3), 45.456 pessoas receberam a primeira dose em Guarapuava. Isso representa quase 25% da população estimada da cidade. Já com a segunda dose 15.405 pessoas já garantiram a imunização.

De acordo com Chayane, todas as vezes que o município recebe um quantitativo elevado de doses, ampliam-se a vacinação e o horário para vacinar o máximo de pessoas. “Nesse momento é importante reforçar para as pessoas ficarem atentas às informações escritas nas carteirinhas para a aplicação da segunda dose da vacina”.

A vacinação contra a covid-19 em Guarapuava ocorre no Centro de Vacinação que fica na Praça Cândido Xavier em frente à prefeitura. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 16h.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.