Iniciou nesta segunda (17) pela manhã a vacinação de crianças entre cinco e 11 anos em Guarapuava. Ao todo, o Município recebeu 1.130 doses pediátricas do imunizantes Pfizer contra a covid-19 do Ministério da Saúde.
Dessa forma, crianças da faixa etária que tenham alguma comorbidade, como diabete, pneumonia crônica grave, hipertensão arterial resistente, doença cardiovascular, cerebrovascular, renal, assim como imunossupressão, anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e deficiência permanente fazem parte desse grupo prioritário.
Crianças que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também já podem encontrar a vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Morro Alto, Santana e Campo Velho.
De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura (Secom) na Unidade do Morro Alto não houve distribuição de senhas pela manhã. Portanto, “possivelmente à tarde se houver uma demanda grande, haverá a distribuição”.
Conforme a Prefeitura, apenas no fim do dia será possível dar um parecer sobre a continuidade da vacinação nos próximos dias.
Ainda é cedo pra dizer, acreditamos que muitos ainda estão buscando atestado/receituário para as crianças. Mas eles continuam sendo prioritários.
O pai ou responsável deve levar uma cópia do atestado/laudo médico ou da receita do medicamento de uso contínuo. No entanto ela vai ficar retida no momento do atendimento. Além disso, também é preciso apresentar certidão de nascimento.
Por fim, hoje não haverá atendimento médico e odontológico nas Unidades com vacinação das crianças.
VACINAÇÃO DE OUTROS PÚBLICOS
Com exceção das unidades do Campo Velho, Morro Alto, Santana/São Miguel, Planalto e Concórdia, todas as demais estão aplicando as segundas doses de covid-19. Também não haverá vacinação na Upa do Batel, nem nas Urgências do Trianon, Primavera e no Cisgap.
A vacinação é das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para segundas doses de Astrazeneca, podem se vacinar quem tem marcação na carteirinha até dia 23 de janeiro. E por fim, a vacina da Janssen está disponível para pessoas que tomaram a primeira dose há dois meses ou mais. Em nenhuma unidade haverá aplicação da primeira dose ou dose de reforço.
Leia outras notícias no Portal RSN.