A vida como ela é! Este foi o tema que marcou a aula inaugural da primeira turma do curso de medicina na Faculdade Campo Real, nesta segunda feira (26) em Guarapuava. O tema traduz o projeto pedagógico do curso, voltado à uma formação humanística e de acesso às tecnologias de ponta.
Recepcionados no Salão Nobre Embaixador José Osvaldo de Meira Penna, com a presença de 100% dos alunos matriculados até o momento, a instituição preparou uma programação especial, desde o acolhimento dos calouros e familiares, dinâmica de formação dos pequenos grupos até uma visita à Unidade Básica de Saúde do Xarquinho. Segundo o professor e diretor geral da Campo Real, Edson Aires da Silva, o curso de Medicina possui um projeto pedagógico inovador e voltado à formação de futuros médicos comprometidos com as demandas das realidades da saúde local.
O curso possui 60 vagas, das quais, 50 estão preenchidas. Para ocupar as outras 10 vagas a Campo Real está realizando a segunda chamada dos aprovados no vestibular.
A semana ainda será composta com atividades de integração entre os acadêmicos, palestras, apresentação do projeto pedagógico e metodologias de estudo, vistas às instalações da instituição (salas de aula, laboratórios e biblioteca), cerimônia de entrega dos jalecos e caminhada solidária de incentivo à doação de sangue.
Primeira colocada no vestibular, Natália Wisniewski Teixeira, espera uma etapa com bastante prática e que os alunos sejam agentes ativos do próprio aprendizado. Já o acadêmico Eduardo do Nascimento Albano, que mora em Curitiba e vai cursar em Guarapuava, destacou que as expectativas em relação ao curso são ótimas. “Eu gosto de cuidar das pessoas e quero me tornar um ótimo médico. Espero que sejam os seis melhores anos da minha vida”, comenta.
Eduardo do Nascimento Albano
A metodologia do curso chamou a atenção de Neide Rosenscheg, mãe da acadêmica Marcelen. “Ser médico é uma profissão que requer muito cuidado. Aqui, na Campo Real, serão preparados médicos responsáveis e humanos”, acredita.
Marcelen Rosenscheg
PROJETO INOVADOR
Com um projeto pedagógico inovador, a graduação possibilitará uma formação humanística e de acesso às tecnologias de ponta, com diversos diferenciais aos acadêmicos. Cada espaço será referência na formação de qualidade aos futuros médicos.
O curso de Medicina também conta com um corpo docente com ampla experiência acadêmica e profissional. Os professores estão aptos a tralharem com excelência um projeto pedagógico inovador, como um dos principais fundamentos a oferta de atividades práticas nos serviços de saúde.
Os professores e alunos vão discutir problemas reais, construindo o aprendizado e o desenvolvimento da autonomia, preparando profissionais com novas visões, poder de mudança e transformação da realidade.
Segundo o coordenador do curso, o médio Jean Nicareta, os acadêmicos estarão inseridos em cenários reais da profissão médica desde o primeiro dia de aula.” Eles também utilizarão dos mais modernos laboratórios e instrumentos tecnológicos no ensino”.