22/08/2023
Cotidiano

Comemoração e luta marcam hoje Dia Nacional do Surdo

imagem-30683

Hoje, 26 de setembro, é o Dia Nacional do Surdo. Em Guarapuava a data esta sendo lembrada com diversas atividades, buscando sensibilizar a classe política para a necessidade da implantação da escola bilíngue. “O surdo precisa de uma educação bilíngue, que tenha libras como a primeira língua e o português como segunda na modalidade escrita ou oral. O surdo tem uma língua própria que é a libras. Portanto, necessita de uma política linguística e cultural”, afirma a professora de libras na Unicentro e na Campo Real, Irene Stock, que também é surda.

Irene destaca ainda que os surdos não estão recebendo a devida atenção por parte do Ministério da Educação e da Cultura (MEC). “O MEC não está respeito essa necessidade da implantação urgente da escola bilíngue. Por isso, o Brasil todo está se mobilizando e isso é denominado de Setembro Azul. Queremos respeito ao ser surdos”, afirma a professora.

De acordo com a intérprete de libras do Colégio Visconde de Guarapuava, Jiane Neves Cwick, o município possui cerca de 200 surdos, espalhados em várias escolas. “Há muita dificuldade em reunir os surdos e trabalhar especificamente as duas línguas, a materna que é a libras e que o MEC exige que é o português. Precisamos de uma política educacional que contemple esse setor urgentemente”, destaca a intérprete.

No último dia 12 de setembro um grupo de surdos esteve na Assembléia Legislativa, destacando a importância da escola bilíngue. “Através de manifestos como esse já temos avançado muito e conseguido muitas adesões de deputados e outras lideranças. Queremos sensibilizar as autoridades políticas e a sociedade para a importância da educação em língua de sinais para surdos”, acrescenta a professora Irene Stock.

Na avaliação da intérprete Jiane, o que se vê na escola proposta pelo MEC é a inserção de crianças surdas, em geral, sem contato prévio com nenhuma língua, nem português nem libras, em salas onde o meio de instrução é o português. “A presença do intérprete de libras (nos poucos casos onde é contratado) é necessária, mas não suficiente”, conclui Jiane.

Em Guarapuava atualmente a surdos nas escolas estaduais Visconde de Guarapuava, Cristo Rei, Tupi, Carneiro e Unicentro e na Escola Municipal São José.

Manifesto

Desde às 10h00 de hoje um grupo de 60 pessoas, entre surdos e acadêmicos da Unicentro, está realizando uma panfletagem na Rua XV de Novembro, em frente ao Hotel Atalaia com o objetivo de chamar a atenção da sociedade com a situação do grupo.

A panfletagem acontece até às 16h00 e, a partir das 17h00, o grupo participa da sessão da Câmara de Vereadores de Guarapuava, onde se manifestará em tribuna para destacar a importância da data.

Dia Nacional

A Comunidade Surda Brasileira celebra hoje (26), o Dia Nacional do Surdo. Nessa data as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho e cidadania são relembradas.

A escolha desse dia não ocorreu por acaso no Brasil. Foi em 26 de setembro de 1857, que aconteceu a inauguração da primeira escola para surdos no país, o Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro.

Mais tarde a entidade recebeu um novo nome, que permanece até hoje, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.