O 26º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) comemorou nesta sexta (19), ao meio-dia, o ‘Dia da Bandeira Nacional’. A comemoração, conforme o Grupo, passou a fazer parte da História do Brasil após a Proclamação da República, em 1889. Sendo assim, com o fim do Período Imperial (1822-1889), a Bandeira que representava o império foi substituída pela atual que reúne uma série de significados e detalhes obrigatórios.
De acordo com a assessoria do 26º GAC, a Bandeira espelha as riquezas minerais, a biodiversidade e os valores da Pátria.
Assim como a liberdade democrática, o respeito a lei e a ordem, o amor, a paz e a fraternidade. Tremulando altaneira no alto dos mastros dos quartéis, nas escolas, nas repartições públicas e estabelecimentos privados, a bandeira inspira, motiva e fortalece.
Além disso, para o Tenente Coronel Rebelo, comandante do 26º GAC, “o pavilhão nacional reforça para os militares a nobreza da missão dos ‘soldados de Caxias’ em defender a ‘Pátria Amada’ com o sacrifício da própria vida, se for necessário”.
Durante a comemoração militares veteranos e da ativa receberam condecorações e prêmios. Por fim, para o GAC é importante que os brasileiros se unam “deixando de lado preconceitos, polarizações ideológicas e individualismos para reverenciar esse ‘querido símbolo da amada terra do Brasil'”.
Leia outras notícias no Portal RSN.