22/08/2023



Geral

Comentário de professor a colega gera denúncia por injúria racial

imagem-97683

Cristina Esteche

Com a proximidade das eleições para a reitoria da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) os ânimos se aquecem, principalmente, nos bastidores. O pleito está marcado para 17 de setembro deste ano.

Uma postagem feita pelo professor Flavio Garcia, do curso de Engenharia Florestal, no campus de Irati, “ganha corpo” nas redes sociais. Ele acusa o professor Denny William, candidato a vice reitor pela chapa oposicionista “Unicentro de todos nós”, de ter cometido injúria racial, fato que é negado por Denny.

“Eu estava conversando com a professora Marileia (Gärtner), com o professor Corso (João Carlos) e com o professor Denny, sobre assuntos triviais. O professor Denny saiu, mas voltou em seguida e segurando o meu braço me perguntou o que significava o símbolo da chapa que apoio. Rindo e sarcástico me peguntou, em seguida, se eu estava carregando uma penca de bananas. Eu sou negro e não preciso dizer mais nada,né?”  disse à Rede Sul de Notícias, na tarde desta quinta (20). Para a oposição o símbolo da chapa "Orgulho de ser Unicentro" remete a um cacho de bananas.

 “Esse comentário não deveria ter sido feito por um professor universitário. Me senti ofendido e vou fazer um boletim de ocorrências por  ter sido vítima de injúria racial e também vou entrar com uma ação. Já estou consultando assessoria juridica”, afirmou. Flavio Garcia apoia a chapa situacionista “Orgulho de ser Unicentro”.

Em contato com o professor Denny William, este disse à RSN que não cometeu nenhum crime nesse sentido. “Por enquanto não vou me pronunciar, pois estou consultando a nossa assessoria juridica. Mas não cometi nenhum injúria racial”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo