22/08/2023



Economia Guarapuava

Comércio contrata temporários para suprir demanda de vendas

Comércio, no entanto, prevê redução no número de contratações em relação ao mesmo período do ano passado, aponta pesquisa

ACIG

O comércio já está contratando funcionários temporários por causa das vendas de fim de ano. A ‘black friday’ também contribui para a abertura de vagas. De acordo com pesquisa feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR) e o Sebrae, 15% dos estabelecimentos paranaenses vão fazer contratações. A pesquisa também mostra que entre os setores avaliados, o turismo é o mais propenso a contratar, com 25%. No comércio, a projeção de contratação de temporários é de 14,6% e entre as empresas prestadoras de serviços é de 12,2%.

No entanto, a média de pessoas empregadas nesse período terá uma redução de 25,7% em relação ao ano passado. Quem contratou entre três e quatro pessoas, neste ano, vai reduzir para duas ou três.

Em Guarapuava o setor de confecções e calçados é o que mais vai contratar temporários. Conforme os dados da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), mais de 30% das empresas da cidade estão contratando. De acordo com o empresário da área de confecções, Eduardo Christ, as contratações temporárias são benéficas tanto para os empresários, quanto para os novos colaboradores.

“Essas datas comemorativas são positivas para nós, pois trazem um aumento no faturamento e no movimento, permitindo aumentar a nossa equipe e oferecer oportunidades para uma possível contratação efetiva, caso o funcionário corresponda ao perfil da empresa”.

As vagas oferecidas são para atendente geral e vendedor, com 27,8% cada. Outras funções, como serviços gerais, auxiliar geral, profissional especializado, garçom recepcionista, também têm vaga garantida neste período.

Conforme a Fecomércio, trata-se de uma oportunidades para quem ainda não tem experiência profissional. Das vagas temporárias ofertadas, 56,6% não exige experiência. A pesquisa constatou que as oportunidades de efetivação neste ano podem chegar a 92,6%, o maior percentual da série histórica.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo