22/08/2023
Cotidiano Economia Guarapuava

Comércio faz ‘esquenta’ para Black Friday e Procon orienta o consumidor

O comércio se prepara para as ofertas e o objetivo é fazer com que o consumidor não seja lesado e faça as compras com mais segurança

Comércio faz ofertas arrasadoras (Foto: Reprodução/Pixabay)

O comércio de Guarapuava está com apelos publicitários chamando para a ‘Black Friday’. A ideia é oferecer ofertas arrasadoras contemplando o consumidor. De acordo com a coordenadoria do Procon em Guarapuava, trata-se de um período em que a população busca os melhores descontos na compra de produtos e serviços.

Embora neste ano, o dia da promoção seja 25 de novembro, muitas lojas já encontram-se em ritmo de ‘esquenta’. Por isso, o órgão se preocupa em orientar o consumidor, conforme disse a coordenadora Luana Esteche. “O objetivo é fazer com que o consumidor não seja lesado e faça as compras com mais segurança”.

De acordo com a advogada, a pandemia trouxe um aumento significativo do comércio por meio eletrônico. “Essa tendência pautará a ‘Black Friday’ podendo elevar às tentativas de fraudes. “Isso deve aumentar o número de reclamações”.

Para evitar que casos ocorram a principal dica é o consumidor estar atento desde já, e monitorar o preço do produto que pretende adquirir. Com isso, ele pode saber se o desconto é real ou se houve a prática da ‘maquiagem’ do preço. Portanto, a escolha do produto deve ser preferencialmente anterior à promoção, bem como a pesquisa de preços é sempre a alternativa mais acertada.

ORIENTAÇÃO

O Procon, conforme disse Luana Esteche, orienta o consumidor a sempre desconfiar de preços muito mais baixos. “Estes podem constituir fraude, devendo sempre refletir antes da compra para não se endividar e fazer um péssimo negócio”. Se verificar qualquer defeito após a compra, vale lembrar que, os itens comprados em liquidações e peças de mostruário, têm os mesmos prazos de garantia previstos em lei.

Sendo possível reclamar, em até 30 dias, de problemas aparentes em produtos não duráveis. Para itens duráveis, o prazo vai para 90 dias, contados a partir da verificação do dano. Além disso, o consumidor que se sentir lesado ou tiver problema relacionado a compras durante a ‘Black Friday’, poderá procurar o Procon de Guarapuava.

Inclui-se ai, por exemplo, o  descumprimento do que está estipulado na oferta; publicidade enganosa; atraso na entrega. Qualquer reclamação pode ser registrada aqui.

OUTRAS DICAS

Planeje e liste os produtos que precisa ou deseja. Acompanhe os preços dos produtos ou serviços. Identifique as melhores ofertas e confira os descontos. Além disso, cuidado com a tentação da ‘oportunidade única’. O comércio eventualmente faz liquidações, principalmente, após as festas de fim de ano. Assim, se não puder gastar na Black Friday, aguarde.

O importante é se planejar na hora da compra, evitando agir por impulso e gastar mais do que pode. Com dinheiro na mão, vale pechinchar descontos ainda maiores para pagamento à vista. E por fim, solicite todas as informações sobre o produto, e se for comprar a prazo, se informe dos juros incidentes e do valor final que pagará.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.