22/08/2023



Economia

Comércio no domingo: atraso na comunicação às empresas prejudicou adesões

A abertura do comércio durante o domingo (07) conforme propôs o Sindicato do Comércio Varejista com o aval do Sindicato dos Comerciários teve a adesão de apenas cerca de 30% das lojas. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Leonel Ribas, não houve tempo hábil para que as empresas se organizassem para a abertura no domingo. “Só recebemos a comunicação no final da tarde de quinta-feira e comunicamos as empresas na sexta-feira. Muitas não conseguiram se organizar”, afirmou.

Segundo Leonel Ribas, embora a decisão de abrir os comércio no domingo anterior a datas especiais foi aprovada durante a Convenção Coletiva do Trabalho em maio, mas ainda não havia sido assinada. “Sempre há divergência de acordo entre as entidades patronal e dos funcionários, por isso, há a demora para assinar e isso acaba nos prejudicando”, disse Leonel Ribas.

O presidente do SindiVarejista, Abrão José Melhem, disse que a assinatura da Convenção só foi possível agora por causa das várias discussões em nível de Estado. “O nosso Sindicato é responsável por 22 municípios de portes e realidades diferentes e precisamos buscar um meio termo que fique bom para todos”, afirmou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo