Ao vivo
Guarapuava - PR · 21°C Predominantemente nublado
Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal

Comércio varejista fecha o ano com forte queda, informa IBGE

Cristina Esteche
Cristina Esteche Jornalista
2 min de leitura

Apesar de ser um mês em que tradicionalmente há aumento das vendas devido às comemorações natalinas, o comércio varejista fechou o mês de dezembro do ano passado com queda expressiva tanto no volume de vendas quanto na receita nominal. A receita nominal é calculada sem levar em conta a inflação do período.

Dados divulgados hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, em dezembro de 2014, na série com ajuste sazonal, o comércio varejista do país apresentou quedas de 2,6% no volume de vendas e de 2,4% na receita nominal. Ajuste sazonal é um acerto feito pelos técnicos para compensar números que variam de acordo com a estação.

Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, ambos os casos foram os primeiros resultados negativos após quatro meses consecutivos de crescimento. Em relação a dezembro do ano anterior, o volume de vendas variou 0,3% e a receita, 6,0%. No acumulado do ano, o volume foi a 2,2% e a receita, a 8,5%.

No comércio varejista ampliado, a variação sobre o mês anterior, com ajuste sazonal, foi ainda pior: quedas de 3,7% tanto para o volume de vendas quanto para a receita nominal. No primeiro caso, o volume de vendas voltou a ser negativo depois de três meses de crescimento e, em relação à receita, depois de cinco meses consecutivos positivos. Em relação ao ano anterior, o volume de vendas também teve variação negativa (-2,2%) sobre dezembro de 2013, mas a receita nominal subiu 3%. No acumulado do ano, o volume de vendas mostrou recuo (-1,7%), enquanto a receita nominal elevou-se em 3,9%.

Compartilhar