22/08/2023
Blog da Cris

Comida e bebida típicas, temos sim!

São mais de 100 tipos de cerveja, muitas delas premiadas internacionalmente. Temos a Festa do Soquete que é sucesso há 24 anos

Abertura do Festival da Cevada (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Se fizer e oferecer, o povo vai. A maior prova disso está na abertura do Festival da Cevada e do Malte, na noite dessa quinta (2), feriado de Finados. As pessoas não se importaram se choveu torrencialmente, assim como nos últimos dias.

Bastou ‘Santa Clara’ dar uma trégua e o povo saiu de casa. Para quem não sabe, nos tempos antigos, quando chovia muito, [quem acreditava] colocava claras de ovos no ‘tempo’ e oferecia à Santa Clara. E dizem que a chuva parava. Bem, a secretária de Turismo e Eventos de Guarapuava, Katriane Mila, me disse que fez. E pelo visto deu certo.

Mas voltemos a falar do festival. Guarapuava se ressente com a falta de uma grande festa temática, assim como municípios do nosso entorno já promovem há anos. Várias tentativas de impor um prato típico já ocorreram. Nenhuma deu certo. Se não houver a participação popular, não há decreto e nem lei que faça ‘colar’.

É preciso saber que tem coisas que não adianta tentar empurrar ‘goela abaixo’. Se não houver a empatia popular, o caso é perdido. Mas está aí! Se não temos um prato típico, temos a bebida típica. Afinal, para quem gosta de uma ‘gelada’, temos 11 cervejarias premiadas. Somos a ‘Capital Nacional’ da Cevada e do Malte e nossa região é o maior centro produtor do grão. Está tudo aí.

EM TEMPO!

Temos um prato típico, sim. O soquete de carneiro com paçoca de pinhão. E a festa, que começou há 24 anos, é sucesso consolidado. Que tal ‘envelopar’ esses dois eventos e lançar como festas temáticas durante o ano… Vai que cola…

Acesse o Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.