A Comissão de Ética da Câmara Municipal de Guarapuava decidiu afastar o vereador Alessandro Oreiko, o Sidão, por 60 dias. O anúncio foi feito pelo presidente da Mesa Executiva, João Napoleão ao Portal RSN, por volta das 16h40 desta sexta (9). Dessa forma, a presidência estuda a possibilidade de chamar o suplente Guto Klosowski para assumir esse período.
De acordo com o presidente, o vereador está sendo penalizado por ter ‘rachado’ o salário de uma pessoa indicada por ele. A mulher trabalha na Fundação Proteger e chegou a registrar boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil. Conforme a denúncia da vítima, o vereador extorquia dinheiro e ela devia depositar na conta de um irmão dele. Além disso, o vereador também a obrigava a comprar cestas básicas, ovos de chocolates, entre outros produtos.
Entretanto, Sidão não é o único vereador que encontra-se na ‘corda bamba’, conforme João Napoleão. Ele assegurou que a Mesa Executiva não vai “passar a mão na cabeça de ninguém”. De acordo com o presidente, há outros vereadores que terão casos analisados pela Comissão de Ética. Inclusive um deles, segundo João, está com o mandato cassado há tempos.
A reunião da Comissão de Ética foi antecipada pelo blog da jornalista Cristina Esteche nesta sexta (9).
Leia outras notícias no Portal RSN.