22/08/2023
Política

Comissão de servidores pede audiência com prefeito para reposição salarial

O Sindicato dos Servidores Públicos e Professores Municipais de Guarapuava (Sisppmug) compôs uma comissão que vai agendar uma audiência com o prefeito Cesar Silvestri Filho para tratar da pauta que prevê a reposição salarial do funcionalismo público municipal. A decisão foi tomada durante assembleia realizada pelo Sindicato na tarde dessa quarta-feira (24), na Câmara Municipal de Vereadores.
“Os servidores estão com pressa. Não querem mais esperar que as análises na Prefeitura continuem sendo feitas. Nós pedimos prioridade como aconteceu com os últimos aumentos na Prefeitura”, disse Cristiane Wainer, do Sisppmug.

As perdas salariais do quadro geral já somam 51% e se “arrastam” por mais de oito anos. No magistério, o prejuízo dos professores é de 21%. Para chegar a um denominador comum, o Sisppmug já encaminhou uma pauta ao prefeito, em fevereiro. “Nos pediram um tempo para estudar a planilha, ver o impacto financeiro e ainda não tivemos nenhum parecer. Por isso, foi composta uma nova comissão”, disse Cristiane.

De acordo com a sindicalista, o diálogo com a administração municipal está sendo aberto. “A nossa pauta contém 15 pontos e um deles era a ampliação da licença-maternidade de quatro para seis meses, que já foi atendida. Mas hoje a nossa prioridade é a reposição salarial já que a nossa data base é em maio”, afirmou. Outro pedido parcialmente atendido foi a implantação de uma mesa permanente de negociação que possa estar tratando de um plano para recompor carreiras, rever a lei previdenciária, instituir um programa de segurança no trabalho – hoje apenas a Surg possui uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e uma série de outras reivindicações. “Está faltando o prefeito nomear o representante da administração para compor essa mesa e começar os debates”, disse Cristiane

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo