Da redação – A comissão criada para elaborar o projeto para a instalação de um Campus da UTFPR (Universidade Federal Tecnológica do Paraná) em Guarapuava, está chegando na fase final dos trabalhos.
Nove cursos foram listados durante o encontro que aconteceu nesta segunda-feira (10), priorizando as áreas de engenharia.
“Para fazermos uma boa escolha tivemos que analisar vários aspectos, entre eles, a vocação da UTFPR, voltada as áreas a de engenharia; análise de mercado e demanda; planejamento estratégico e também aspectos regionais”, observou o presidente do PPS em Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, membro da comissão.
Antes de ser divulgada, a proposta deverá ser analisada pelo Conselho Universitário da UTFPR. A expectativa é que, na próxima segunda-feira (17), quando deverá acontecer a última reunião da fase de elaboração, já se tenha a redação final do projeto que será encaminhado à reitoria da Universidade Tecnológica.
Todo o trabalho de redação e embasamento técnico do projeto está sendo feito pela Unicentro, através dos professores Fernando Franco Netto, pró-reitor de planejamento e Adnilson José da Silva, diretor de desenvolvimento universitário. “Esse planejamento é feito a várias mãos, com riqueza de diversidade graças à quantidade e à perícia das entidades que participam do processo”, destacou Adnilson, enfatizando a celeridade dos trabalhos. “Uma proposta feita por várias entidades sempre demora um pouco, mas essa está se realizando de maneira acelerada”.
Silvesti filho enfatizou também que além dos aspectos técnicos é necessário que uma grande articulação política seja feita para auxiliar que o projeto que será apresentado à UTFPR e posteriormente ao Ministério da Educação, seja aprovado. “Nesse sentido, o deputado Cezar Silvestri, que é do PPS, tem feito um trabalho muito grande, junto às lideranças políticas estaduais para fazer com que todos nossos representantes em Brasília apóiem nosso projeto”, destacou.
A luta pela implantação de um campus da UTFPR em Guarapuava foi iniciada pelo deputado Cezar Silvestri ainda em 2009, quando o parlamentar se reuniu com a reitoria da Universidade. Depois de diversas conversas e duas reuniões realizadas em Guarapuava para discutir o assunto, foi criada uma comissão de trabalhos para elaborar o projeto de implantação do curso. A próxima reunião da comissão acontecerá na segunda-feira dia 17.