Brasília – A comissão especial da crise financeira na área de agricultura aprovou todos os requerimentos do deputado federal Cezar Silvestri (PPS) pedindo audiências públicas com ministros, presidentes de instituições bancárias e líderes de associações e confederações ligadas ao agronegócio.
O deputado quer que a comissão ouça os ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes; do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge; e da Fazenda, Guido Mantega.
Na área bancária, o deputado propôs que sejam ouvidos os presidentes do Banco Central, Henrique Meirelles; do Basa (Banco da Amazônia), Abidias José de Sousa Júnior; do BNB (Banco do Nordeste), Roberto Smith; da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Fabio Colletti Barbosa e o ex-presidente do Banco do Brasil, Antonio Francisco de Lima Neto .
Além das autoridades financeiras e políticas, Silvestri requereu audiências públicas com representantes do setor produtor brasileiro, como por exemplo o presidente da Aprasoja (Associação dos Produtores de Soja do Estado do Mato Grosso), Glauber Silveira da Silva; presidente da Anec (Associação Nacional de Exportadores de Cereais), Felício Paschoal da Costa Aguiar; presidente Abrafrigo (Associação Brasileira de Frigoríficos), Péricles Salazar; presidente da Abracex (Aassociação Brasileira de Comércio Exterior), Roberto Cegatto e o presidente da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias de Carne), Alberto Gianetti da Fonseca.
Como são muitas lideranças a comissão estuda a possibilidade de realizar audiências conjuntas, reunindo os representantes de cada setor. A próxima reunião da comissão especial da agricultura acontece nesta quarta-feira. A comissão é presidida pelo deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES). O relator é o deputado Abelardo Lupion (DEM-PR).