O Hospital São Vicente de Paulo, de Guarapuava, lança nesta segunda feira (18), o edital para a construção da primeira etapa da ala para quimioterapia do Hospital do Câncer. O investimento nessa primeira fase será de R$ 7.811.049,31, recurso viabilizado por convênio com a Secretaria de Estado de Saúde.
O edital será publicado no site do hospital. O projeto arquitetônico foi apresentado pela Comissão Gestora ao prefeito Cesar Silvestri Filho (PPS) e à deputada estadual Cristina Silvestri (PPS), entre outras autoridades, nos dias 13 e 15 de fevereiro. Convidados, os deputados Artagão Júnior (PSB) e Estacho (PV) não puderam comparecer. O processo de licitação para o setor de radioterapia, deverá ter edital publicado nos próximos dias, segundo o Ministério da Saúde. O aporte será de R$ 12 milhões.
De acordo com o presidente da Comissão Gestora, Odacir Antonelli, essa primeira conquista se deve à dedicação dos membros da comissão, à competência da equipe técnica e ao comprometimento das autoridade. “Todos estão cumprindo os compromissos assumidos com emendas parlamentares”.
O centro oncológico, segundo Odacir, terá um conceito contemporâneo e sustentável, pois apesar de ser moderno, foi planejado para gerar custo baixo de manutenção, especialmente por se tratar de uma casa de saúde filantrópica, mas mantendo alto padrão de qualidade e humanização em todos os detalhes estruturais. Segundo o provedor, professor Huberto Limberguer, foram contratados arquiteto e engenheiros especializados no âmbito hospitalar.
Para o provedor, essa nova unidade trará mais conforto aos pacientes que tratam o câncer com dificuldades. “Esses pacientes precisam buscar tratamento completo longe de casa”. O Hospital do Câncer será construído no bairro Cidade dos Lagos.