Uma comissão provisória dará continuidade às ações para o funcionamento do Centro de Especialidades sediado em Guarapuava. Assim, prefeitos e secretários de Saúde de Guarapuava e da Região que compreende o Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Região de Saúde reuniram-se nessa quarta (6).
De acordo com o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, presidente do Consórcio, a comissão será a responsável pela organização do concurso público para a contratação de funcionários. Além disso, irá conduzir os processos licitatórios do Centro. Conforme Cesar Filho na última reunião com a Secretaria de Saúde do Estado, houve a sensibilização da Sesa sobre as demandas da Região.
“Conseguimos sensibilizar a Sesa sobre nossas demandas enquanto Região e chegamos ao repasse de um valor que permitirá atender a demanda que temos e, ainda, ampliar a oferta em 50% nos serviços ofertados. Assim, o Estado irá se retirar do Consórcio, mas se compromete com o repasse mensal de R$ 550 mil ao mês. Diante disso, precisamos alterar pontos importantes do antigo acordo”.
De acordo com Cesar Filho, a assembleia de deliberação da saída do Estado do Consórcio, contará com a participação do secretário de Estado de Saúde, Beto Preto. Será na segunda (11), às 14h, na sala de reuniões do Centro de Especialidades, em Guarapuava.
NOVO ESTATUTO
Com os municípios integrantes do Consórcio assumindo a responsabilidade de administrar o Centro de Especialidades, haverá a reformulação do acordo e criação de um novo estatuto.
De acordo com Cesar Filho, esse trâmite será agilizado pela comissão recém formada. “Vamos acelerar tudo que for possível a partir das reuniões da comissão. Toda nossa força para constituir esse Consórcio será justificada à população a partir de uma ampliação de oferta de serviços e com menos fila de espera”.
A COMISSÃO
Eliane Dranca – Cisgap
Sheila Carminatti do Amaral – Cisgap
Eliane Harmuch – 5ª Regional de Saúde
Fagner Rodrigo Ananias – Goioxim
Carlos Vinícius Sbardelatto – Cantagalo
Antônio Carlos Santos Vainer – Laranjeiras do Sul
Leia outras notícias no Portal RSN.