22/08/2023



Geral

Como deixar seu pet mais confortável

imagem-90395

Conteúdo exclusivo para a RSN

Quando o inverno se aproxima é normal que os termômetros comecem a marcar temperaturas mais baixas. Nessa época as pessoas tiram os casacos e mantas do guarda-roupa para se protegerem nos dias e noites mais frios. Assim como os seres humanos, os animais precisam de uma atenção especial nessa época.

Oferecer uma proteção contra o frio, que ao mesmo tempo garanta conforto para o pet, é uma obrigação de todo proprietário que se preocupa com o bem-estar de seu melhor amigo. Veja algumas dicas para melhorar a qualidade de vida do animal de estimação.

Cães, gatos e roedores

Na categoria de “amigos peludos”, podem se classificar várias raças. O pelo é essencial para mantê-los bem aquecidos, ou seja, o ideal é não tosá-los nessa época. No entanto, isso não é a única maneira de proteção que eles precisam. Camas, cobertas ou até roupas, desde que sejam confortáveis, oferecem maior proteção. No caso dos cachorros e gatos que ficam fora de casa, uma residência fechada e bem confortável com almofadas e outros objetos que garantam aquecimento são altamente recomendados. Veja aqui alguns exemplos.

Já que esses animais precisam de uma camada de gordura para se aquecer, assim como os seres humanos, aumentar levemente a dose de ração oferecida garantirá que eles sintam menos os efeitos do inverno.

Aves

As aves costumam sofrer muito com o frio, mas é fácil evitar que isso aconteça. No caso dos pássaros que ficam em gaiolas, o ideal é guardá-los em um lugar protegido e de temperatura agradável. Se necessário, colocar uma manta na gaiola para evitar que o vento entre, desde que sobre espaço para o animal realizar suas atividades como comer, beber água e voar.

No caso das aves que ficam em viveiro, é necessário certificar-se de que elas tenham uma fonte de calor, como uma lâmpada acesa, e casas onde elas ficam bem protegidas.

Répteis e peixes

Os animais que precisam viver em aquários, como os peixes e os répteis, são consideravelmente mais fáceis de proteger, já que normalmente os aquários repetem as condições ideais que eles precisam para viver. No caso dos peixes, um termostato pode manter a temperatura adequada para a água, assim como uma lâmpada ou outro tipo de aquecedor ajudará répteis a terem uma fonte de calor que os estimule

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo