Da Redação
Guarapuava – Na hora de renovar a casa, uma das questões mais relevantes é, sem dúvida, a cor escolhida para cada cômodo. As cores possuem um papel importante no visual e na decoração e vão ditar o estilo da reforma.
Definindo a combinação das tintas para parede
Tenha em mente que a cor escolhida vai dialogar com os demais elementos da decoração, como móveis, tapetes e outros objetos. Para sair um pouco do tradicional branco total, vale mudar a cor de apenas uma das paredes, dando um toque diferenciado no ambiente.
Quarto
Por ser um local de descanso e repouso, o quarto pede tons mais abertos. As tintas para parede podem transitar entre os tons de branco e cinza claro, e serem combinadas com tons quentes, como o amarelo, o azul e o laranja. Evite cores muito fechadas e escuras nesse local.
Sala
O tamanho do cômodo vai definir também as cores a serem utilizadas nele. Locais pequenos pedem tonalidades claras, com fins de dar uma sensação de amplitude. No entanto, esse é o lugar da casa que mais dá espaço para a criatividade no momento da escolha dos tons da parede. Vale a regra de misturar cores aos brancos, cinzas e beges, e até mesmo diferenciar o teto com outra cor. Uma das paredes principais pode receber uma cor bastante forte, de forma a descontrair o ambiente sem deixar a elegância de lado.
Cozinha
Tradicionalmente, a cozinha é um ambiente claro, que costuma ser todo branco em algumas residências. Se você pretende quebrar um pouco dessa neutralidade, aposte no truque da parede única colorida, ou, se for o caso, mantenha o branco, mas capriche nos itens coloridos de decoração. Isso traz uma sensação de aconchego e acolhimento no cômodo mais saboroso da casa.
Banheiro
Se os azulejos forem totalmente brancos, as tintas para azulejo podem proporcionar uma nova atitude ao ambiente. É possível colorir em forma de mosaico, em faixas, sempre seguindo os tons presentes nos móveis, armários e box.