Da redação com assessoria
Toda mulher adora uma bijuteria e, mais do que isso, tem sempre um acessório preferido que usa quase todos os dias. A variedade de peças e modelos e o preço bem mais amigável que as bijuterias têm em comparação com as peças folheadas, semi-joias ou joias são uma verdadeira tentação para as mais vaidosas.
Apesar de a sua durabilidade não se comparar com a dos acessórios que recebem banhos de ouro ou prata, as bijuterias podem continuar lindas por muito tempo se você tomar alguns cuidados simples e fáceis. “A primeira regra quando o assunto são as bijuterias é que elas não precisam tomar banho e muito menos estarem perfumadas. A umidade e o contato com algumas substâncias químicas presentes em cremes hidratantes e perfumes, por exemplo, acelera o processo de oxidação das peças e é isso que faz com que elas escureçam. O ideal é evitar tomar banho com elas e passar cremes e perfumes sempre antes de colocar a peça”, afirma Sueli Aparecida Trofino, proprietária da Bia e Manu Biju, loja de Cascavel especializada em bijuterias e peças folheadas.
Por isso, ir à praia ou entrar na piscina usando bijuterias também não é uma boa ideia para quem deseja conservar a peça. Além da água, o próprio suor pode ser um vilão. “Quando for praticar alguma atividade física, seja na academia ou ao ar livre, tente sempre lembrar de deixar os acessórios em casa”, sugere Sueli.
O local onde você guarda suas bijuterias também pode influenciar diretamente na durabilidade delas. Esquecer os acessórios no banheiro sujeitos à umidade, nem pensar! O ideal é sempre guardá-las no porta-joias e, preferencialmente, que ele seja forrado com tecido. “Outra dica bacana é espalhar alguns pedacinhos de giz branco no porta-joias, já que ele também ajuda a absorver a umidade”, ressalta Sueli. Além disso, as peças não devem ficar todas juntas. O próprio atrito entre elas pode ser suficiente para desgastá-las com o tempo. Neste caso, saquinhos de veludo ou mesmo de plástico são os mais indicados. Sem falar que eles facilitam muito a organização e evitam que colares e pulseiras se enrosquem.