Suspenso devido às investigações da Polícia Federal que resultaram na Operação Agro Fantasma, o Programa Compra Direta, da Conab, deve ser retomado somente em 2014 em Guarapuava.
A informação é da presidente da Central de Associações Rurais do Município de Guarapuava (Carmug), Zenilda Araújo, que última semana esteve reunida com o novo coordenador da Conab no Paraná, Erli Ribeiro. “Ele (Erli) nos explicou toda a situação e a dificuldade de pessoal que a Conab está tendo depois da Operação Agro Fantasma. Não há gente para analisar, acompanhar, aprovar e, principalmente, fiscalizar o andamento dos novos projetos dos municípios. Nós fazemos fazer um novo pedido à Conab no início de novembro, para que o Programa Compra Direto seja restabelecido já no início de 2014 em Guarapuava”.
A Carmug possui 130 produtores cadastrados para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A estimativa é que ele movimento cerca de R$ 821 mil reais por ano, sendo que cada produtor pode ter uma renda anual de até R$ 6.500,00.