O governador Beto Richa afirmou hoje, em Rosário do Ivaí, na região central do Estado, que investir e realizar ações diretamente nos municípios é uma estratégia do governo estadual para disseminar o desenvolvimento e levar qualidade de vida aos paranaenses. “Meu compromisso é apoiar os municípios. São os prefeitos quem respondem pelas demandas mais imediatas da população e estão com dificuldades para cumprir essa função por causa da queda nos repasses do governo federal. O governo estadual está presente para minimizar os graves efeitos causados pela redução do dinheiro”, afirmou Richa.
Além de Rosário do Ivaí, Richa cumpriu agenda em Reserva e Imbaú, nos Campos Gerais. As ações do governo estadual nas áreas da saúde, educação, desenvolvimento urbano, habitação e agricultura nestes municípios são os temas dos encontros do governador com os prefeitos e comunidades. Os investimentos nas cidades da região somaram R$ 31 milhões.
“Os prefeitos estão angustiados. Os municípios, principalmente os pequenos, têm no FPM a maior fonte de receita. Eles têm dificuldades para atender as demandas da população e cada vez mais responsabilidades e atribuições”, disse Richa. Ele citou como exemplo a saúde. Há dez anos, o Governo Federal era responsável por mais de 60% dos investimentos na saúde publica. A participação da União caiu para 40%, sobrecarregando os municípios e os estados.
“Isso acontece, também, em segurança pública. O Governo Federal participa com 13% dos recursos para a área. Estados e municípios ficam 87%. Ou seja, a maior parte dos investimentos é de responsabilidade dos prefeitos e governadores. É preciso distribuição democrática e mais justa de recursos no Brasil”, disse Richa.
Com assessoria