O Sindicato Rural de Guarapuava, com objetivo de colaborar com a campanha contra febre aftosa da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), capacitou colaboradores da entidade para auxiliar o produtor rural na comprovação online da vacinação de aftosa.
Como a comprovação via internet é novidade, o Sindicato Rural decidiu prestar esse serviço para os sócios da entidade pelo fato de ser a primeira vez que o sistema é implantado, assim os produtores podem ter dúvidas ou enfrentar dificuldades para realizar a operação via site.
Para comprovar online, o produtor, que já vacinou o seu rebanho de bovinos e bubalinos de até 24 meses, precisa ter o comprovante da compra da vacina e o comerciante da loja agropecuária ter feito o lançamento dos dados da comercialização.
Rosemeri Althaus, que trabalha no Sindicato e que fez a capacitação, explica que para realizar a comprovação via internet é necessário apenas que o produtor traga o documento de comprovação de venda da vacina concedido pela casa agropecuária, em que constam todos os dados para preencher o formulário online no site da Adapar, como número de CPF do produtor; INCRA; CNPJ da casa veterinária; série da nota fiscal e a data de vacinação. “A operação é simples, mas se o produtor tiver dúvidas, podemos auxiliá-lo.”, afirma.
Vale destacar que o produtor que ainda não estiver familiarizado ao sistema ou não possuir o número do INCRA ainda pode continuar comprovando a vacina pelo sistema antigo, via a unidade da Adapar/Seab.
Prazo
Os pecuaristas paranaenses precisam imunizar os bovinos e bubalinos contra febre aftosa até dia 31 de maio, no entanto a comprovação da vacinação foi prorrogada para terça-feira, 4, devido ao feriado de Corpus Christi.