Guarapuava – A área de Comunicação Social da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) conquistou mais um prêmio acadêmico em 2009, o terceiro em menos de um mês. Desta vez, o chamado Grupo de Guarapuava, composto por professores do Departamento de Comunicação Social que atuam também em outras unidades da instituição, na área administrativa, venceu a categoria Grupo Inovador do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, a mais importante honraria do gênero no Brasil e de grande destaque na América do Sul.
Outorgado anualmente pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom, entidade com 32 anos de atuação) a pesquisadores e instituições científicas, o Luiz Beltrão será entregue ao Grupo de Guarapuava em cerimônia no próximo dia 6 de setembro, em Curitiba, durante o congresso anual da entidade, que deverá reunir cerca de 5 mil pessoas.
Trata-se de um grupo jovem, constituído por professores e pesquisadores da Comunicação, cujo potencial pode ser avaliado pelo ritmo intenso de atividades acadêmicas no último quinquênio, estimulando a produção científica dos alunos e docentes, publicando livros e realizando eventos de caráter nacional ou regional, diz a professora Maria Cristina Gobbi, coordenadora nacional do concurso. Além disso, o Grupo de Guarapuava tem se feito representar nos principais fóruns acadêmicos do campo comunicacional, inscrevendo trabalhos e sensibilizando as novas gerações para o valor da pesquisa, sem deixar de manter sintonia com as aspirações da sociedade local, afirma.
Além da equipe de Guarapuava (cuja base é o grupo de pesquisa Processos Midiáticos Eletrônicos e Impressos), venceram o Luiz Beltrão deste ano a professora Nélia Del Bianco (Universidade de Brasília/UnB, na categoria Liderança Emergente), a Biblioteca Nacional (como Instituição Paradigmática) e o professor Ismail Xavier (Universidade de São Paulo/USP, na categoria Maturidade Acadêmica).
Na sua categoria, o Grupo de Guarapuava concorreu com a Universidade Federal Fluminense (UFF), que concorria com um núcleo de memória da Mídia; e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com um núcleo de Comunicação.
No final de maio, o telejornal-laboratório Terceiro Planalto (orientado pela professora Ariane Carla Pereira) havia vencido em sua categoria na mostra competitiva Expocom Sul 2009, realizada em Blumenau (SC), envolvendo alunos que agora frequentam a quarta série do curso de Jornalismo. No início de junho, o documentário Ninguém chora quando o lixo vai embora, dos jornalistas recém formados pela Unicentro Adriana Santos, Davi Augusto Prado, Grazieli Eurich, Joseani Reinheimer, Marina Kreuscher e Monique Gärtner (orientados pela professora Everly Pegoraro), conquistou o Prêmio Sangue Novo de Relevância Social, em âmbito paranaense.
Educação
Comunicação da Unicentro conquista terceiro prêmio em um mês
- Por Cristina Esteche
- 30/06/2009