Da redação, com assessoria
Mulheres e homens com espírito empreendedor ganham uma oportunidade para realizar o desejo de ter o seu próprio negócio. A administração municipal de Guarapuava oferta um curso de panificação na Vila Bela.
Oferecido pela Secretaria de Políticas para Mulheres, em parceria com o Sesi/Senai e a Lopes Indústria de Panificação, o curso tem 29 mulheres e um homem inscritos, que vão ter 112 horas de aulas práticas e 48 horas de formação cidadã. “Queremos formar um profissional com diferencial no mercado, com formação humana para um bom relacionamento em equipe, para serem bons indivíduos na sociedade e depois serem técnicos”, destaca a coordenadora pedagógica do Sesi, Jeslaine Araujo.
Ereni Ferreira dos Santos Vonreyn, 48 anos, aluna do curso de auxiliar de panificação, que iniciou na tarde de quarta (27), no salão da Paróquia Divino Espírito Santo, na Vila Bela, é uma delas.
“Eu trabalho há 18 anos como diarista e agora quero mudar. Assim que meu marido se aposentar pretendemos abrir um negócio próprio e por isso vim aprender panificação. A prefeitura está de parabéns por nos dar essa oportunidade.”
É desse profissional qualificado que o setor de panificação, cada vez mais exigente, necessita em Guarapuava. “Trabalho com panificação há 25 anos. Nosso setor cresce e exige mão de obra qualificada, é um momento de valorização do setor que retribui com bons salários, por isso coloquem bastante amor e carinho no trabalho de vocês, porque oportunidades de bons empregos esperam por vocês”, incentiva a empresária Zailita Lopes.
Esse cenário vem de encontro com a proposta de trabalho da Secretaria da Mulher. “Nós levamos aos bairros a oportunidade de qualificação. Guarapuava está crescendo e o poder público municipal está fazendo sua parte, levando qualificação profissional às pessoas e motivando o desenvolvimento das comunidades e da cidade”, destaca secretária Eva Schran.