22/08/2023
Cotidiano Em Alta

Comunidade de Boa Vista sofre com falta crônica de água

Localizada no interior de Turvo, comunidade cobra solução da Sanepar. Apesar do contato com a estatal, não houve resposta

torneira sem água (Foto: arquivo/RSN)

A comunidade de Boa Vista, localizada no interior de Turvo, enfrenta uma crise hídrica há mais de dois anos. A falta de abastecimento por parte da Sanepar, afeta diariamente a vida dos moradores. Reginaldo, morador da localidade, afirma que os problemas começaram justamente quando a Sanepar assumiu o controle do abastecimento na Região. “Antes, nunca faltava. Hoje, a gente fica até dois dias seguidos sem água. Foi assim na virada do ano”.

Conforme o morador, há bomba que queima, canos que estouram, vazamentos, peça que quebra e água sem pressão. “Tem apenas uma caixa pequena que suporta 50 casas, mas quando a Sanepar assumiu ampliou a rede sem qualquer melhoria”. De acordo com Reginaldo, a tubulação que passa em frente à casa dele é de 30 milímetros. “Não tem pressão suficiente pra chegar na minha casa e nem em outras”.

O descontentamento ecoa por diversas vozes da Região. André, morador do Residencial Araucária, também vive o drama da escassez. “Tem semanas que ficamos dois dias sem água. A Sanepar diz que é a bomba que queima. Mas isso acontece direto, e a solução nunca vem. Moro neste lugar há mais de 20 anos. Tenho uma caixa d’água de mil litros e não sofro tanto. Mas e quem não tem?”

Em Campina das Ameixeiras, Ana Cláudia relata que o que chega pelas torneiras é ar, literalmente. “Os consertos são mal feitos. Abriram uma valeta na frente da minha casa e deixaram aberta por 10 dias. Nem terminaram direito”.

CLAMOR POPULAR

A situação, conforme os relatos, afeta também o comércio. Uma empresária de Ibema se junta ao coro de apelos: “A gente quer uma solução definitiva. Clamamos à Sanepar para que resolva o problema. Meus pais moram aqui, eu tenho loja aqui”.

Diante da ausência de respostas e da persistência dos problemas, alguns moradores tomaram uma decisão drástica: deixaram de pagar as faturas. “Não vamos pagar pelo ar que sai dos canos. Queremos água todos os dias”. De acordo com Reginaldo, que lidera o movimento na comunidade, já houve abaixo-assinado e outras demandas junto à empresa. “Não conseguimos nada até agora e a Sanepar está sabendo de tudo”.

Segundo Reginaldo, em 18 de junho de 2025, a diretoria regional da Sanepar, em resposta a ofício do vereador José Adir Oliveira Raiffer, admitiu a necessidade de fazer inúmeras melhorias no sistema.

O QUE DIZ A SANEPAR

A Sanepar diz  no ofício enviado ao vereador no ano passado que desde então diversas melhorias já ocorreram na rede de distribuição, hidrometração. Além de instalação de registros e válvulas, na parte elétrica e combate a vazamentos na rede de distribuição. “Em alguns trechos, a rede de distribuição encontra-se instalada em pontos sem arruamento, dificultando sua manutenção”.

Conforme a Sanepar, o desabastecimento que vem sendo apontado tem causa principalmente na falta de energia, provocando o desligamento do poço, que fica dentro da área da Fábrica da Ibema. Em reunião no dia 27 de julho do ano passado técnicos da Sanepar e da Ibema começaram tratativas para as melhorias necessárias. Entretanto, conforme Reginaldo, “já estamos em fevereiro de 2026 e nada foi feito até agora”.

Nesta terça (3), a RSN contatou o responsável pela Sanepar em Turvo e também a Comunicação da Regional em Guarapuava. Ambos disseram que o diretor estaria escrevendo um ofício com respostas à RSN. No entanto, até o fechamento desta reportagem, o Departamento de Jornalismo não acusou recebimento.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.