22/08/2023



Cotidiano

Comunidade elabora diretrizes para o atendimento às crianças e adolescente

imagem-6908

Reserva do Iguaçu – Foi realizada recentemente a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Reserva do Iguaçu. Estiveram presentes representantes de diversos segmentos da sociedade, Apae, APMs, pastorais, igrejas, escolas, secretarias, agentes de saúde, clube de mães e demais pessoas da comunidade. O objetivo, foi a elaboração das Diretrizes para o Plano Decenal.
O prefeito Sebastião Campos (foto), fez um relato de como está sendo efetivado o atendimento no município. Falou das dificuldades encontradas quando assumiu em 2005 e dos avanços que conquistou neste período. “Fizemos muitos avanços, conseguimos a sede própria para o Conselho Tutelar, que passou a contar com equipamentos e salas para prestar um bom atendimento à população. Bem como um veículo exclusivo para atender as ocorrências. Ampliamos também as instalações do Peti, implantamos o CRAS, implantamos o Programa Sentinela que atende crianças e adolescentes vítimas de violência. Temos um novo prédio para a Casa Lar, incentivo à Banda Municipal Villa Lobos e também a criação do projeto Dantemus- Dança, teatro e música, um grande projeto de contra turno escolar que atende cerca de 300 crianças e adolescentes e ainda contamos com um aumento do quadro de recursos humanos, são mais assistentes sociais, psicólogos, nutricionista, advogado e pedagogos”, disse ele.
O prefeito ressaltou ainda os avanços na área da educação e finalizou falando do trabalho integrado entre as secretarias, principalmente entre Assistência Social, Educação e Saúde.
“Estamos aqui para fortalecer a relação entre governo e sociedade civil e também para discutir as responsabilidades que temos enquanto família, sociedade e governo, para termos maior efetividade na formulação, execução e controle das políticas públicas para a criança e adolescente. Precisamos definir caminhos estratégicos que promovam a implementação do ECA”, declarou a secretária de Assistência Social, Deizi Hoffmeister de Campos.
Júlio Cezar dos Santos, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Reserva do Iguaçu (Comdicari), falou da importância da participação atuante da comunidade como membros do Conselho, uma vez que este é o maior órgão do município que atua na definição e deliberação da política de atendimento á criança e adolescente. “ Sinto-me muito honrado em ver a participação da comunidade nesta conferência”, afirmou.
A Promotora da Comarca de Pinhão, Juliana Stofela da Costa, foi a palestrante, e falou sobre a importância de se prever um orçamento específico para as ações relativas a política de atendimento à criança e ao adolescente. Também, enfatizou que é necessário a articulação entre os órgãos, sociedade civil, Câmara de Vereadores, Comdicari, Conselho Tutelar, igrejas, escolas e principalmente a família para que assim se efetue de fato o que preconiza a Constituição Federal, criança e adolescente, prioridade absoluta. (Fatos do Iguaçu )

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo