22/08/2023
Cotidiano

Comunidade Paiol de Telha terá escola desde o pré até o ensino médio

A presidente da Federação Estadual Comunidades Quilombolas, Ana Maria Santos da Cruz, comunicou uma série de melhorias que estão sendo programadas para promover a melhoria da qualidade de vida dos quilombolas. Uma delas é a implantação um colégio estadual que deverá acontecer a partir de 2012. O anúncio foi feito na tarde deste sábado (27) durante reunião com a comunidade. De acordo com Ana Maria, o Paraná vai construir 34 escolas em comunidades quilombolas. “Uma dessas, com certeza, será aqui no Paiol de Telha e terá desde o pré-escolar até o ensino médio”, afirmou. Os recursos são do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Outro comunicado é na área de saúde. Uma audiência pública começa a ser organizada junto à Regional de Saúde e vai envolver quilombolas e médicos do município para debater a necessidade de um tratamento diferenciado a esse público.
“Os médicos recebem uma formação acadêmica para atender o público não negro quando o nosso povo é mais vulnerável a certas doenças e não há essa consciência”, observa. “Somos mais vulneráveis a diabetes, hipertensão e anemia falciforme. Temos duas crianças que sofrem com esse tipo de anemia na nossa comunidade”, afirmou. Essa doença possui prevalência média de 1 entre 380 nascidos vivos, e nos afro-descendentes nas Américas é doença genética, incurável e com alta morbimortalidade. A característica principal é a deformação que causa na membrana dos glóbulos vermelhos do sangue.

 

Outro anúncio que foi feito é a instalação de água do poço artesiano nas casas da comunidade onde ainda essa benfeitoria não chegou. “Aos poucos, todas as famílias, terão acesso a água com qualidade”, disse Ana Maria.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.