22/08/2023
Geral Região

Comunidade ucraniana de Candói recebe quase meio milhão em investimentos municipais

imagem-144985

Da Redação, com assessoria

Candói – Com o objetivo de resgatar as tradições ucranianas do povo de Candói, a administração municipal inaugurou neste domingo (29) o Centro Comunitário do Bairro Santa Clara. A obra foi totalmente custeada com recursos próprios.

O pavilhão, que fica ao lado da Igreja Ucraniana Divino Espírito Santo, foi cedido para a Associação Ucraniana de Candói e juntamente com os equipamentos lá instalados, custou R$ 409.284,76.

“Esta é a realização de um sonho. Com esse novo espaço, vamos poder mostrar ainda mais para o povo, a nossa cultura, comida e religiosidade ucraniana. Só temos a agradecer ao prefeito Gelson Costa e toda a sua equipe que atendeu ao nosso pedido”, declarou a presidente da associação, Slauka Medwid.

PARTICIPANTES

A cerimonia inaugural contou com a presença do prefeito Gelson Costa; do vice Christian Picolo; deputado federal Aliel Machado; padre Cláudio; do Coral de Prudentópolis; da representante da igreja, Slauka Medwid; da madre superiora; dos vereadores Celso Turok, Zezinho Mis, Valter da Luz, Mauri Bellé, José Carlos Modesto, Sergio Vargas e do presidente da Câmara, Valdir Costa.

APRESENTAÇÃO

As festividades começaram com a realização de uma santa missa, rezada em ucraniano. Além da apresentação do Coral de Prudentópolis, a tarde foi marcada pela brilhante apresentação do Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka, considerado o melhor grupo típico da América Latina.

A comunidade ucraniana ofereceu aos visitantes almoço com churrasco, e tradicionais comidas típicas, como pirogue, kutiá, cucas, bolos, doces e bolachas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.