A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai avaliar os efeitos das geadas nas lavouras de trigo do Paraná. Segundo o diretor de Política Agrícola e Informações, Sílvio Porto, a análise vai começar na próxima segunda-feira (12).
Porto informou que nas regiões norte e oeste do estado, a intensidade das geadas foi menor do que em outras áreas. Nessas, o trigo estava em desenvolvimento vegetativo, o que não gera perdas nas lavouras.
Porto disse ainda que a Conab poderá estimular a produção de trigo e feijão por meio de contratos de opção antecipados ou do lançamento de contratos a termo. “Para que tenhamos estímulo à produção, tanto de feijão primeira safra do ano que vem, quanto do trigo na safra de 2014. É fundamental aí, se for o caso, recompor os estoques [da Conab, de trigo].”
Segundo o diretor, o feijão teve aumento da área de produção, que pode chegar a 750 mil toneladas na terceira safra. “É um excelente resultado, principalmente para consolidar essa tendência de redução de preços em nível de produtor e, consequentemente, na gôndola do supermercado”, disse.